As Forças Armadas começaram a atuar nos portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro a partir da GLO (Garantia da Lei e da Ordem) decretada por Lula e pelos ministros José Múcio e Flávio Dino, em colaboração direta aos governos estaduais de extrema direita mais reacionários do (...)
Redação
14:06 | Lula votou pela aprovação de nova intervenção da ONU no Haiti, nesta segunda-feira (02) e o Brasil participará do treinamento da polícia que reprimirá a população haitiana. 6 anos após o fim da MINUSTAH, intervenção da ONU no Haiti que foi chefiada por militares brasileiros, da qual o governo Lula e o PT (...)
Como já discutimos em diversos textos analisando o significado e as consequências do 8 de janeiro, que fortalecem o processo de estabilização do novo governo, essas ações nas quais a cúpula das forças armadas foi levada pelo bolsonarismo mais longe do que pretendia, dificultou enormemente a integração (...)
Thiago Flamé
Walter Delgatti Neto, famoso como o hacker da "Operação Vaza Jato", comunicou nesta quinta-feira (17) à Comissão Parlamentar de Inquérito do 8 de janeiro que a equipe de campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro arquitetou um plano para simular a invasão de uma urna digital durante as comemorações do (...)
Delação do hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos bolsonaristas de 8J aponta reuniões com Bolsonaro e generais para buscar fraude nas eleições.
O generalato e a cúpula das três forças buscam se distanciar do bolsonarismo e encontrar seu lugar no orçamento do novo governo da Frente Ampla. Um caminho cheio de obstáculos, para uma oficialidade que foi longe demais no seu comprometimento com o bolsonarismo e agora pago o (...)
Para enfrentar realmente o bolsonarismo e sua obra, é necessário uma saída na luta de classes.
Caio Reis
Vazamento de vídeo que mostra o ex-ministro Gonçalves Dias, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), circulando pelo palácio do planalto durante os atos golpistas do dia 8 de Janeiro foram responsáveis pela queda veloz do primeiro ministro do governo e uma figura importante para Lula na relação (...)
Eduardo Máximo
A violência é parte constituinte de toda ingerência imperialista. No Haiti, não foi diferente. A operação MINUSTAH da ONU, comandada pelas Forças Armadas brasileiras de 2004 à 2017, levou a "expertise" das armas brasileiras na repressão ao povo negro para o solo haitiano. A violência racista em nome da (...)
Mateus CastorJoão Salles
De uma constelação de intelectuais que depois da constituição de 1988 se dedicaram a estabelecer laços e estudar as forças armadas, durante muito tempo Piero Leirner brilhou como o único, é preciso dizer, que foi capaz de ver o óbvio: O comprometimento da cúpula militar com seu retorno à política e seu (...)
Nos últimos dias três movimentações no xadrez militar precisam ser compreendidas na sua conexão. O vazamento da íntegra da fala do atual comandante do exército quando ainda era o comandante do sudeste. A anuência do Supremo Tribunal Militar de que o STF julgue os militares envolvidos no 8 de janeiro. (...)
Juízes com Alexandre de Moraes e Barroso foram contra retirar parte do privilégio dos militares quando cometem crimes civis.
Lula está no comando do país há um pouco mais de um mês, e durante esse período se mostraram novas configurações da situação política e na correlação de forças no país.
Danilo Paris
Nos inspiremos na linha de frente LGBTQIPA+ e de mulheres no Peru e na França, pela garantia de todos os direitos das trans e travestis, para nos enfrentarmos com todo o reacionarismo dos anos de governo Bolsonaro, desde o golpe institucional de (...)
Pão e Rosas
O objetivo estratégico do general é atacar a demarcação de terras indígenas, defender a exploração de recursos minerais e de biodiversidade e ampliar controle e conhecimento territorial por parte dos militares no território amazônico.
Júlio Dandão
15:53 |
A palavra de ordem “sem anistia” tem sido utilizada para expressar o desejo, mesmo que difuso, de que a extrema direita pague por tudo que fez nos últimos anos. Do assassinato de Marielle às mortes na pandemia, todas as suas medidas e ações reacionárias motorizam esse sentimento por justiça. Esse (...)
Vitória Camargo
Datafolha realizado nos dias 19 e 20 de dezembro indicaram que três quartos da população brasileira é contrária aos atos golpistas que o bolsonarismo vem promovendo desde o fim do segundo turno. Pauta principal da malta verde e amarela é intervenção (...)
No apagar das luzes do governo Bolsonaro, os representantes bolsonaristas da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) aprovaram a extinção do órgão nessa quinta-feira (15). Tentam dar aquele último coice antes de sair do governo, desrespeitando a luta por memória e (...)
Há cerca de duas semanas, falecia na Argentina uma figura emblemática na luta pelos direitos humanos no país, Hebe de Bonafini, fundadora e dirigente das Madres de Plaza de Mayo [Mães da Praça de Maio]. Seu falecimento se dá quando o filme Argentina 1985, dirigido por Santiago Mitre e protagonizado (...)
Gonzalo Adrian Rojas
Ocorre nesse final de semana dos dias 02, 03 e 04 de dezembro a reunião da coordenação nacional da CSP-Conlutas no Sindicato dos Metroviarios de SP. Como parte da central, veja as intervenções da delegação dos trabalhadores do MRT no segundo dia de debates sobre a conjura nacional. Expressando a (...)
11:14 |