O resultado é que hoje, Daniel Silveira, afastado pelo STF, integra a comissão de constituição e justiça e foi eleito vice na comissão de segurança da câmara, beneficiado pelo perdão presidencial. No pano de fundo dessa disputa, a questão das urnas eletrônicas. O que podemos esperar em (...)
Rede: uma startup da Faria Lima que não decolou
Ainda é incerto o destino das conversas entre Lula e Alckmin para a conformação de uma chapa presidencial comum, mas as tratativas estão avançando e o simples fato de acontecerem significa uma sinalização muito forte do PT para as classes dominantes e para o governo Biden e um acontecimento de extrema (...)
Bolsonaro mobilizou seus apoiadores neste 7 de Setembro, dia da independência, e esticou a corda o máximo que pode nas suas ameaças ao STF. Apesar da forte mobilização em seu favor, não foi o suficiente para se impor às demais instituições e a resposta do mercado financeiro e do centrão impuseram um (...)
As últimas semanas não foram boas para a classe trabalhadora e os oprimidos. Os últimos acontecimentos marcaram um aprofundamento da degradação bonapartista do regime político e uma escalada quase sem precedentes nos ataques contra as condições de vida do (...)
Grotesco, ridículo, cômico. Foram alguns dos adjetivos usados para descrever o insólito desfile militar protagonizado pela Marinha, em apoio ao governo Bolsonaro. Pode-se dizer que todo o país ficou surpreendido com a fraqueza dos equipamentos blindados da Marinha. Com certeza não os almirantes. (...)
O Ministério da Defesa está disputando uma competição à parte em Tóquio. No site do MD podemos acompanhar o desempenho dos atletas militares em comparação com os atletas civis. Justamente as forças armadas, que combatem toda luta contra o machismo, o racismo e condenam a luta da classe trabalhadora, que (...)
Nas últimas semanas, as cúpulas militares elevaram a retórica golpista em um nível sem precedentes desde o fim da ditadura militar. O perigo imediato, no entanto, não é de autogolpe bolsonarista ou intervenção militar e tanques na rua. Os generais falam grosso e chantageiam para conseguir extrair o (...)
Hoje se tornou um senso comum nos setores petistas e progressistas em geral lembrar de junho como um movimento capturado pela direita. É sinal dos tempos reacionários que vivemos.
O presidente da CPI, o senador Omar Aziz atacou a o que chamou “a banda podre” das forças armadas. Não queria, mas atingiu em cheio a honra dos ministros generais, dos comandantes das três forças, e os generais de pijama, governistas ou oposicionistas. Para defender os ladrões de vacina os (...)
Todos sabemos que atos mensais contra Bolsonaro não vão derrotar o governo. Os atos têm que ser parte de um plano de conjunto, para que pese na balança a força que está nas mãos da classe trabalhadora: parar o país, até varrer da política Bolsonaro, Mourão e os (...)
De música cantada por escravizados no sul dos EUA até se tornar símbolo da combate contra Franco no Estado Espanhol e adotada no Chile pelo movimento operário e popular, I Shall Not Be Moved percorreu décadas como símbolo da luta de (...)
A greve do metro de São Paulo e a grande insatisfação popular que se expressou no apoio a greve foram um dos sinais de que algo por baixo pode estar mudando no país. As manifestações desse sábado confirmaram esses sinais. Agora, com novas manifestações sendo chamadas para o dia 19, é preciso assembleias (...)
O cerco aos Yanomamis e o massacre de Jacarezinho fazem parte do nosso agora, nossa resistência ainda desponta isolada como na greve do metro de São Paulo, mas a revolta na Colômbia e a resistência operária ao golpe militar em Miamar fazem parte também desse agora, e podem estar antecipando nosso (...)
No mesmo dia Lula elogiou FHC, revelou que já conversou com mais de 60 políticos do centrão, com os quais quer fechar acordos regionais. Além de tudo anunciou que na semana que vem vai iniciar conversas com sindicalistas e movimentos sociais. Só que hoje foi um dia decisivo: uma vitória dos (...)
As imagens não poderiam ser mais eloquentes. No Brasil a esquerda institucional de mãos dadas a personagens como Frota e Joice Hasselman. Mais ao sul, no Chile, os portuários tomando as ruas para lutar pelas aposentadorias e para derrubar Piñera, enquanto em Neuquén, os profissionais da saúde pisam (...)
A produção agrícola brasileira alimentou em 2020 o equivalente a 10% da população mundial, cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estudos da Embrapa, com crescimento de cerca de 11% da produção durante a pandemia. Enquanto isso, segundo levantamento mais recente, para novembro e (...)
A renovada comemoração do golpe de 1964 que se viu na última semana, dessa vez com autorização expressa do STF, projetou com mais força sobre o nosso futuro a sombra do passado. Mas também os últimos dias trouxeram algumas boas notícias que permitem nos perguntarmos se não seria uma flor, que nascendo (...)
A recente explosão de massas contra o governo direitista do Paraguai mostra um caminho possível para a catastrófica crise gerada por Bolsonaro e pelo regime golpista que vigora no Brasil. Mas esta não é a única perspectiva. Se não explodem processos de luta de classes que se voltem não somente contra (...)
Foi na noite de 31 de março que o general Mourão, que não era familiar do atual vice, desencadeou o movimento de tropas para depor João Goulart e iniciar uma feroz repressão ao movimento de massas. Também vão fazer 57 anos, amanhã, do dia em que os marinheiros se sublevaram de armas na mão para lutar (...)
A saída inesperada do general Fernando Azevedo do Ministério da Defesa foi um dos pontos altos da crise que se expressou nessa segunda-feira a partir da queda e rearranjo em 6 Ministérios do governo Bolsonaro. Junto dele, os comandantes das três forças, Exército, Marinha e Aeronáutica, entregaram (...)
O julgamento de ontem que declarou Moro suspeito já praticamente confirma a possibilidade de Lula se candidatar a presidência. Os políticos do centrão, essa direita dura e fisiológica herdeira da ditadura, reembaralha as cartas e se divide entre os que apoiam Bolsonaro e os que passam a colocar seus (...)
De um dia para o outro, Lula, antes renegado pelas elites, ocultado pela Globo, difamado pelos tucanos, passou a ser reivindicado como tendo um efeito positivo para a política nacional. O “fator Lula” tem sido apontado como o responsável pela mudança de postura do governo Bolsonaro na questão das (...)