5 de dezembro |
Renato Shakur
Abaixo a intervenção militar no Haiti! Fora o imperialismo do Haiti e da América Latina e Caribe!
Marcello Pablito Cristina Santos
56% dos presos por tráfico em “enquadros” pela polícia e 52% dos detidos a partir de denúncias anônimas são negros. Em prisões que demandam investigação prévia, 63% são brancos, dados da pesquisa “Liberdade Negra sob Suspeita” de Iniciativa Negra e Rede Reforma.
Redação
Ana Vitoria Cavalcante
Após ataque racista de professor, Racionais MC’s recebe título de Doutor Honoris Causa da Unicamp
As primeiras notícias falavam em pisoteamento, resistência à prisão, confronto policial com bandidos. Há sempre que se duvidar da forma como noticiam a morte de um trabalhador. Aos olhos da polícia, da grande imprensa, da burguesia, a mera existência de um jovem negro já é uma audácia extrema.
Patricia Galvão
Desde o dia 13 de novembro, a Justiça determinou a demolição de algumas casas localizadas no Quilombo Kedi, um território histórico dos quilombolas que vivem lá há anos.
25 de novembro |
Marcelo Lana
Esse texto tem o objetivo de debater a partir do conceito de racismo estrutural elaborado por Silvio Almeida, que hoje é ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nosso objetivo é precisar os elementos progressistas que o conceito traz, ao mesmo tempo os limites dele na medida em que não leva a uma compreensão marxista do Estado e da sociedade, ainda que o autor que cunhou esse conceito tentasse dialogar com o marxismo. Nossa tese é que a localização em que Silvio Almeida se encontra hoje no (...)
Renato ShakurÉri Mahin
Confira as fotos dos atos de Recife, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre neste 20 de Novembro.
Impossível dissociar a história de Campinas da escravidão. Mais difícil é imaginar a luta de classes separada da luta racial. Nos inspiremos na rebeldia dos escravizados insurretos que aqui viveram.
Flávia TellesGuilherme Zanni
20 de novembro | Elaboramos este dossiê para o dia da Consciência Negra como parte de debater e refletir acerca das relações raciais na história do Brasil e hoje, que envolvem o governo Lula-Alckmin, sua política externa e os ataques em curso.
20 de novembro | A luta contra o colonialismo, imperialismo, o apartheid e o racismo hoje toma projeção com o grito dos milhões de jovens e trabalhadores que se mobilizam em defesa do povo palestino.
Pedro GrongaAna Vitoria Cavalcante
20 de novembro | O Brasil se estruturou em base a séculos de trabalho escravo e do racismo, não seria diferente com os projetos educacionais, a burguesia utiliza a educação, e a falta dela, para preparar e justificar as diversas formas de opressão e exploração.
Jenifer TristanMathias Nery
20 de novembro | A Revolução haitiana de 1791 até hoje segue presente na memória dos principais países imperialistas que presenciaram a mais brilhante revolução negra da História, e o Haiti foi alvo de uma incessante ação ofensiva dos países imperialistas. E qual é a política externa do governo Lula-Alckmin?
Ana Carolina ToussaintAntonio Neves
Para reunirmos as forças revolucionárias da poesia, ou seja, a artilharia simbólica necessária para realizarmos a oposição frente aos padrões culturais da classe dominante, precisamos mergulhar nas formas de rebeldia dos negros brasileiros.
Afonso Machado
17 de novembro |
Ana Carolina ToussaintRenato Shakur
Cristina Santos
Não só a polícia militar foi cúmplice frente ao risco de vida de um jovem negro em frente a Estação Carandiru do metrô, na zona norte de São Paulo, como também o homem que aparece agredindo e apontando uma arma contra o adolescente é investigador da Polícia Civil de SP.
Segundo dados da pesquisa ‘Pele Alvo: A bala não erra o negro’ publicada nesta quinta-feira demonstra com dados alarmante que a juventude negra é a maioria de mortos. Sendo 87,3% de negros entres 3171 de mortos que tiveram sua cor/raça declarada. Uma pessoa negra foi morta pela polícia a cada 4 horas em oito estados do país no ano passado.