×

Terceirização | Reitoria e Criart atrasam novamente salários de terceirizadas da limpeza! Pagamento já!

Mais uma vez a UFRN e a empresa Criart deixam as famílias dos trabalhadores passando fome, dessa vez no início do ano, atrasando novamente o salário das trabalhadoras terceirizadas da limpeza, pelo terceiro mês consecutivo. Essa é a cara da terceirização, que precariza a vida de uma maioria de mulheres negras que sequer receberam seus salários. Chamamos todes a participarem da assembleia dos terceirizados que ocorrerá quinta-feira (11), às 7hrs da manhã, no Centro de Convivência!

João Paulo de LimaEstudante de Ciências Sociais - UFRN

terça-feira 9 de janeiro | Edição do dia

Não é a primeira vez que isso acontece. A mesma situação aconteceu no final de 2022, quando as trabalhadoras da limpeza da Criart e motoristas da D&L ficaram com salário atrasado às vésperas do Natal. Naquela situação, houve trabalhador que não conseguia fazer a feira, ou que era ameaçado de despejo das suas casas. É absurdo que a reitoria da universidade siga permitindo que essa situação de atraso de salário aconteça rotineiramente dentro da UFRN.

Isso é expressão dos ataques dos últimos anos dos cortes nos orçamentos das universidade e da aplicação das reformas antioperárias, como as reformas trabalhista e da previdência, dos governos Temer e Bolsonaro, mas que também se expressa no governo Lula-Alckmin, que realizou um corte na educação de R$332 milhões em julho de 2023, o que também afeta a UFRN, mas que a reitoria descarrega esses ataques justamente nas costas dos estudantes, bolsistas, e também dos terceirizados, o setor mais precarizado da UFRN.

O reitor da UFRN, Daniel Diniz, disse em reportagem para o jornal Tribuna do Norte, que a federal potiguar necessitava de R$10 mi para não fechar 2023 com déficit, o que é preocupante, mas ao mesmo tempo que sabemos que o reitor, enquanto mantêm os seus privilégios e o de toda burocracia dos altos cargos e escalões intactos num espaço totalmente antidemocrático e hierárquico, já que nem deveria existir reitores, já prepara para descarregar esse déficit nos trabalhadores e estudantes.

Esses cortes nas universidades atingem a permanência estudantil e a manutenção das condições das universidades, como água, luz e a limpeza - ameaçando os salários e empregos de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados - mas também a pesquisa, a extensão e os hospitais universitários.

Mas desde 2022, os terceirizados da UFRN têm demonstrado um forte exemplo de luta, sendo um grande exemplo para demais trabalhadores e estudantes. Com uma importante paralisação no final de 2022 contra os salários atrasados, esses mesmos terceirizados fizeram a reitoria e a Criart recuar e serem obrigadas a pagar esses salários. E em 2023, os terceirizados da D&L realizaram uma marcante e importante greve de vários dias em que conquistaram os salários atrasados e o pagamento do retroativo em 3 vezes.

Já no final do ano passado, em dezembro, estas mesmas terceirizadas da Criart fizeram paralisação em protesto pelo pagamento dos salários atrasados, protestando pela reitoria e pelos setores com gritos e palavras de ordem, além de contar com o apoio dos estudantes.

As empresas terceirizadas e a reitoria seguem tentando afrontar os trabalhadores com seus atrasos de salários, tentativas de demissão e demais descumprimento de direitos, mas os trabalhadores já deram um forte exemplo de luta e mobilização de que não vão aceitar calados ou passivamente, confiando em suas próprias forças e não nas palavras dos patrões ou da reitoria.

Por isso, nós da Juventude Faísca e do Esquerda Diário estaremos lado a lado com os trabalhadores nessa luta, e chamamos demais estudantes a também apoiarem e fortalecerem os trabalhadores para derrotarem esses ataques.

Chamamos todes a participarem da assembleia dos terceirizados que ocorrerá quinta-feira (11), às 7hrs da manhã, no Centro de Convivência!

Todo apoio às terceirizadas e terceirizados da Criart! Pelo pagamento imediato!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias