×
Rede Internacional

Crise Política no Haiti | Primeiro ministro haitiano renuncia ao cargo em meio à crise política no país

Nessa segunda-feira, 19, o primeiro-ministro do Haiti, Claude Joseph, anunciou que irá renunciar do cargo que assumiu depois do assassinato de Jovenel Moïse. Claude, que estava sendo investigado no pelo assassinado do falecido presidente para dar um golpe, repassou o cargo para Ariel Henry, que havia sido indicado pelo próprio Moïse para ser o novo premiê.

segunda-feira 19 de julho | Edição do dia

Foto: VALERIE BAERISWYL / AFP/16-7-21

O primeiro ministro, desde o assassinato do ex-presidente decretou de forma autoritária estado de sítio que concede plenos poderes repressivos para a Polícia e as Forças Armadas, além de aumentar os poderes do executivo. O povo haitiano vem se mobilizando desde 2018 contra as medidas autoritárias e de ataque aos trabalhadores do falecido presidente.

A justiça colombiana afirmou na última semana que Joseph está sendo investigado como um dos mandantes do assassinato (que tem mais de 20 suspeitos, todos ex-militares), o que a polícia haitiana, subordinada de Joseph, negou. No início, Joseph recebeu respaldo da ONU e de Biden para assumir o cargo, mas, agora o Core Group, que é formado por embaixadores e outros representantes do Brasil, Alemanha, Canadá, Estado Espanhol, Estados Unidos, União Europeia, ONU e OEA (Organização dos Estados Americanos), mudou de posição e defendeu a formação de um governo sem Joseph.

Claude relatou sua renúncia à revista americana Washington Post como algo que ele estava fazendo "pelo bem da nação", e que ele não estava interessado em disputar o poder. O feito foi saudado pela ONU e por Biden como benéfico para manter o suposto equilíbrio da sociedade haitiana e preservar a democracia. No entanto, a troca serve como uma tentativa de arrefecer de forma aparente essa crise social instaurada no Haiti que de equilíbrio não tem nada, pois o Estado serve aos interesses dos capitalistas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias