×

ELEIÇÕES NO PERU | Peru: Pedro Castillo lidera e Keiko Fujimori deve ir a 2° turno

A filha do ex-presidente Fujimori fica um pouco à frente de Hernando de Soto na disputa pelo segundo lugar. Pedro Castillo já garantiu seu lugar no segundo turno, que será em dois meses.

terça-feira 13 de abril | Edição do dia

Com mais de 85% das urnas apuradas pela Oficina Nacional de Processos Eleitorais do Peru, Pedro Castillo (Perú Libre) se mantem no primeiro lugar com 18,58% dos votos. Em segundo lugar se afirma Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori, com 13,2% e Hernando de Soto (Avanza País) logo abaixo com 12,1% dos votos.

A disputa pelo segundo lugar promete ser definida em disputa apertada. Entretanto, até então Keiko Fujimori está vencendo para disputar o segundo turno com Castillo, o que pode se confirmar assim que os dados forem oficiais.

Assim, a disputa no segundo turno promete ser de um lado um outsider reformista, que critica a desigualdade e privilégios de políticos e empresários, mas não faz nenhum questionamento à estrutura do capitalismo peruano. De outro, uma reacionária herdeira do autoritarismo de Alberto Fujimori, hoje preso por corrupção e pelo assassinato dos estudantes de La Cantuta.

Veja também: Quem é Pedro Castillo, o candidato que lidera as eleições no Peru?

Próximos a Keiko Fujimori, e disputando pelo segundo lugar, estão o ultraconservador Rafael Lópes Aliaga, do partido Renovación Popular e Henando de Soto do partido Avanza País. O resto dos candidatos se encontram mais longe, como Yonhy Lescano da Acción Popular com 9,10%. E já sem nenhuma possibilidade de seguir na disputa se encontram Verónika Mendoza da centro-esquerda de Juntos por el Perú e o ex-militar Daniel Urresti de Podemos Perú.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias