As experiências dos governos progressistas na América Latina como no Peru e no Chile mostram a incapacidade que a política de conciliação de classes tem de enfrentar os avanços e os ataques da extrema-direita.
Miguel Gonçalves
Governo peruano avança com medidas repressivas após 8 dias de protestos de transportadores e agricultores. As paralisações e mobilizações continuam contra as políticas econômicas do governo Pedro Castillo em diferentes partes do país.
José Rojas
Quem nunca ouviu, seja em textos, filmes, internet ou ao vivo, os Estados Unidos se autodenominando como “América”? Em sua nova música, potencializada pela produção audiovisual do videoclipe, os artistas Residente e Ibeyi, questionam e protestam contra o imperialismo ianque dos EUA, rememorando (...)
Lara Zaramella
Em momentos em que a guerra na Ucrânia volta a pôr em causa o problema do imperialismo, a luta entre potências e, de forma mais geral, o quadro estabelecido pelo marxismo em termos de uma época de "crises, guerras e revoluções", retomar aos fundamentos do internacionalismo é uma necessidade de (...)
Juan Dal Maso
Redação
Diante de um questionamento generalizado por parte da população e de vários partidos políticos, Pedro Castillo anunciou em uma curta mensagem à nação peruana que irá recompor o gabinete ministerial recentemente juramentado e presidido por Héctor Valer. Uma mostra da profunda debilidade do governo e da (...)
Neste episódio do Espectro do Comunismo, Juan dal Maso e Christian Castillo do PTS (organização irmã do MRT na Argentina) conversam sobre o marxismo e o legado vivo de Leon Trótski para se pensar a Revolução na América Latina.
Em clima celebrativo, o governo da Argentina organizou um ato pelo Dia da Democracia e dos Direitos Humanos, com direito a discursos de Cristina Kirchner, Alberto Fernández, Pepe Mujica e Lula – a estrela do palco. Campanha eleitoral petista e relatos abstratos sobre tempos idos e impossíveis de (...)
Caio Reis
Lança-se hoje o livro "Arte e Política na América Latina", com série de vídeo-aulas, iniciativa de artistas que visa pensar "o papel da arte na América Latina" com vistas de "apontar caminhos para uma prática contra-colonial no campo da arte e da cultura e, em consequência, na (...)
Lina Hamdan
Ele foi eleito atacando mulheres e imigrantes, e diz que as declarações são “sarcasmo” retirado do contexto.
Na última semana, duas manifestações ocorreram no Equador contra o aumento do preço do combustível e a possível privatização do setor energético. O plano de ajustes proposto por Guillermo Lasso é consequência de uma política neoliberal que se subordina às exigências do FMI, mesmo que isso signifique a (...)
Em 2019, as mobilizações no Equador precederam uma série de levantes e mobilizações em outros países da região. Com a pandemia, as mobilizações arrefeceram. No entanto, na última semana, o país esteve no centro da cena política com fortes (...)
Gabriel Girão
17 milhões de pessoas na América Latina poderão ser forçadas a migrarem até 2050
Reproduzimos a seguir um excerto ligeiramente modificado de “As influências de Leon Trótski sobre o dependentismo”, artigo apresentado por Seiji Seron na última terça-feira (03), em simpósio temático do evento “Trótski Em Permanência”. O artigo completo será oportunamente publicado nos anais do (...)
Seiji Seron
Essa demanda salarial é mínima se comparada aos enormes lucros da mineradora, porém os empresários da transnacional BHP Billiton permanecem intransigentes.
Novo relatório do Banco Mundial projeta uma recuperação lenta de salário e empregos em países da América Latina e Caribe, a tendência apontada é que o emprego formal mantenha-se reduzido de forma “longa e expressiva”.
Apesar da forte repressão do governo de Iván Duque e dos governos locais, a juventude continua se mobilizando. As táticas amedrontadoras do governo não impediram o acontecimento de novas manifestações.
Begonia D.
As manifestações foram interrompidas e concertos estão sendo organizados em meio ao ilusório entusiasmo com a apresentação do Documento Nacional de Emergência, que desde 2020 é ignorado sistematicamente por Ivan Duque. Apresentações para o Congresso que representam mais uma entrega por parte do Comitê (...)
À seguir reproduzimos a declaração política da Corrente Socialista das e dos trabalhadores (CST), que impulsiona a rede La Izquierda Diario no Peru, onde chamam para a luta e organização do povo trabalhador para enfrentar o fujimorismo e a direita reacionária que pretendem invalidar os resultados (...)
Corriente Socialista de las y los Trabajadores - CST Peru
Com 95,035% das urnas apuradas no país, o professor e candidato do Peru Libre, Pedro Castillo, ultrapassa a direitista Keiko Fujimori e vai se consolidando como o vitorioso das eleições presidenciais no país vizinho.
O governo de Duque e o Comitê Nacional de Greve iniciaram uma mesa de diálogo para dar solução ao conflito, porém seguem sem acordos. As ruas colombianas mostram que a saída continua na mobilização popular.
Há duas semanas, ocorreram no Chile as chamadas “mega-eleições” (para a Convenção Constitucional, governadores, prefeitos e vereadores), com o centro nas eleições da chamada “Convenção Constitucional”, cujo objetivo será redigir uma nova constituição política. Os resultados produziram um terremoto político (...)
Pablo Torres
O surto social na Colômbia, o maior de sua história recente, comemora um mês nesta sexta-feira, e é esperado um dia de massivos protestos contra o governo Duque enquanto este continua reprimindo o movimento depois de deixar 60 mortos, milhares de feridos e centenas de desaparecidos (...)