×

ACIDENTE NA FRANÇA | Condições meteorológicas dificultam resgate de avião

terça-feira 24 de março de 2015 | 22:43

Seyne-les-Alpes (França), EFE.- As condições meteorológicas podem dificultar os trabalhos de resgate do avião da Germanwings que caiu nesta terça-feira, por volta das 10:47 no horário local, na região dos Alpes franceses. O presidente da França, François Hollande, afirmou que as "as condições do acidente fazem pensar que não há nenhum sobrevivente" entre as 148 pessoas a bordo do avião. A empresa Lufthansa, proprietária da Germanwings, disse desconhecer as causas do acidente.

Uma porta-voz do serviço meteorológico do sudeste francês informou à Agência Efe que é esperada uma piora das condições meteorológicas "a partir do final da noite ou começo da manhã, com neve a partir de 1.500 metros de altitude".

Segundo esse porta-voz, nesta quarta "não haverá muita neve, mas em quantidade suficiente para dificultar os trabalhos".

O Ministério do Interior da França detalhou ontem que mobilizou, em grandes quantidades, meios humanos e materiais para fazer frente à catástrofe, que aconteceu no maciço de Trois Evêches, no departamento de Haute-Provence, nos Alpes.

Cinco helicópteros da Gendarmaria Nacional (polícia), outros sete do Ministério da Defesa e três do departamento de Defesa Civil, assim como um avião C135FR, foram mobilizados para que as equipes consigam acessar a região, onde não é possível chegar por terra.

Um total de 380 bombeiros e mais de 300 gendarmes também foram mobilizados. Entre estes últimos, cinco permanecerão próximos dos destroços da aeronave durante a noite para garantir que as investigações possam prosseguir amanhã nas melhores condições.

O monitor de esqui e guia de montanha Mathieu Subé, morador da cidade de Barcelonette, que fica próxima do local do acidente, disse hoje à Efe que o acesso ao local é "muito difícil", por isso que o tempo ruim poderá complicar ainda mais o trabalho quando este for retomado.

Está previsto que o presidente francês, François Hollande, compareça hoje junto com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, ao local para acompanhar pessoalmente os trabalhos de resgate.

Controladores franceses suspendem greve

O principal sindicato dos controladores aéreos franceses, SNCTA, que havia convocado uma greve para os dias 25 e 27 de março, decidiu suspender seu protesto após o acidente. “Nestas circunstâncias dramáticas e levando em conta o impacto que este acidente provoca, principalmente entre os controladores aéreos, o SNCTA decidiu suspender sua convocatória de greve”, indicou a organização em um comunicado.

O SNCTA havia convocado a greve como medida de pressão para solicitar a abertura de negociações propondo levar adiante as reformas necessárias para “responder aos desafios do transporte aéreo francês e a falta de recursos humanos e técnicos”.

Na empresa Lufthansa, os pilotos vêm de várias jornadas de greve durante a semana passada. A campanha dos pilotos se centra na defesa de seu programa de aposentadorias unificadas, mas também está marcada pela resistência interna contra os planos de sua direção, determinada a reforçar suas filiais de baixo custo, Germanwings e Eurowings.

Foto: Agência EFE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias