×

PERSEGUIÇÃO | Abaixo à perseguição aos professores Evson Malaquias e Dayse Moura da UFPE!

Ambos os professores sofrem processos pela reitoria da UFPE, numa clara perseguição ao pensamento crítico na universidade.

sábado 16 de setembro de 2023 | Edição do dia

Recentemente, veio à tona a perseguição que a reitoria da UFPE está realizando uma perseguição aos professores Evson Malaquias e Dayse Moura, ambos do Centro de Educação. O processo de Evson começou pois o mesmo foi um dos impulsionadores da campanha pela mudança do nome do auditória do do Centro, que hoje é Carlos Maciel, um reitor do período da ditadura e aliado dos militares. Já o caso da professora Dayse se dá pela sua crítica ao racismo institucional dentro da UFPE.

No caso de Evson, o mesmo foi suspenso de suas atividades e também teve seu salário cortado por 2 meses, num ato totalmente autoritário, onde o mesmo só soube do processo após a decisão. No caso, a punição teria sido dada após "atos difamatórios" do professor num ato que exigia a mudança do nome. Além da acusação absurda, o professor não teve acesso ao processo completo, o que mostra um total cerceamento do direito de defesa.

Veja também: Por que o movimento estudantil da UFPE tem de ser independente da reitoria?

Essa atitude da reitoria mostra todo seu caráter autoritário e também. Foi essa mesma instituição que também perseguiu os estudantes após as ocupações de 2016, agora também persegue professores. Nós do Esquerda Diário nos colocamos frontalmente contra essas perseguições. Além disso, divulgamos e convocamos todos a assinar o abaixo assinado feito em defesa da professora Dayse.

Moção de apoio à professora Dra. Dayse Cabral de Moura da UFPE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias