×

04 Anos do Massacre em Paraisópolis | 18/12 - Ato pelos 09 que perdemos - Segunda audiência do caso de Paraisópolis

quinta-feira 14 de dezembro de 2023 | Edição do dia

No dia 18 de dezembro, na segunda-feira, acontecerá a segunda audiência do caso de Paraisópolis onde 09 jovens de 14 a 23 anos morreram asfixiados durante ação policial em 01 de dezembro de 2019, no baile da DZ7 em Paraisópolis. Neste dia mais um rol de testemunhas será ouvido no Fórum Criminal da Barra Funda.

O movimento de familiares das vítimas do massacre convocou um ato em frente ao Fórum em memória por justiça aos 09 jovens mortos. A concentração será a partir das 9h. A audiência está marcada para 13 horas.

Histórico do caso

Na madrugada do dia 01 de dezembro de 2019, durante o Baile da DZ7, festa tradicional, onde milhares de jovens participam, em Paraisópolis, bairro da Zona Sul de São Paulo, 09 jovens foram assassinados numa ação policial. Com o uso de morteiros, bombas de gás, spray de pimenta e balas de borracha milhares de jovens foram encurralados e agredidos pelos policiais durante a operação. Nove jovens foram mortos, sem que houvesse nenhum tipo de socorro:
Marcos Paulo Oliveira dos Santos, de16 anos
Denys Henrique Quirino da Silva, de 16 anos
Dennys Guilherme dos Santos Franco, 16 anos
Gustavo Cruz Xavier,14 anos
Gabriel Rogério de Moraes, 20 anos
Mateus dos Santos Costa, 23 anos
Bruno Gabriel dos Santos, 22 anos
Eduardo da Silva, 22 anos
Luara Victória de Oliveira, 18 anos

O Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF) produziu uma série de 09 vídeos com detalhes sobre o caso, desmontando a tese original da polícia. Os vídeos podem ser acessados pelo Youtube, clicando aqui




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias