×

Terceirização é precarização | Vigilantes terceirizados do Metrô de SP paralisam por falta de pagamento de benefícios

Mais uma vez, cerca de 20 trabalhadores da vigilância do Metrô não receberam os benefícios de vale transporte e vale alimentação e por isso estão paralisados desde a noite de ontem (16) até o momento que esta nota está sendo escrita.

sexta-feira 17 de novembro de 2023 | Edição do dia

A empresa terceirizada Kelson e Kelson é especialista em dar calote nos trabalhadores. Mais uma vez, cerca de 20 trabalhadores da vigilância do Metrô não receberam os benefícios de vale transporte e vale alimentação e por isso estão paralisados desde a noite de ontem (16) até o momento que esta nota está sendo escrita. Recepcionistas também passam pela mesma situação sem receber benefícios, sendo a responsável uma empresa do mesmo dono Kelson Lima, segundo o que apuramos.

De acordo com um depoimento de uma trabalhadora que mantemos anonimato para evitar represália:

Foi a última forma que achamos para ver se a empresa paga nossos direitos

Apoiamos a ação desses trabalhadores, que são terceirizados, já recebem um salário de miséria e ainda têm agora que trabalhar quase de graça, sem receber benefícios de maneira recorrente. O Metrô também possui responsabilidade de sustentar um contrato com uma empresa que mantém condições precárias de trabalho e de não dar nenhum suporte aos trabalhadores terceirizados.

O Sindicato dos Metroviários já cobrou por diversas vezes inúmeros direitos que são atrasados quase todos os meses à estes trabalhadores, e o Metrô de SP segue sendo conivente com a situação de descaso à estes trabalhadores, sendo diretamente responsável por esta situação. A própria CIPA da Linha 1 também está buscando se somar à esta luta.

Apoiamos essa paralisação mais que justa desses trabalhadores. A terceirização é uma forma que os governos e os capitalistas encontraram para explorar ainda mais quem trabalha, e em qualquer lugar significa um passo no caminho da privatização. Essa é a situação que Tarcísio e o Metrô querem com sua política de privatizar tudo. Por isso também é preciso unificar todos os metroviários, efetivos e terceirizados de todos os setores, angariar apoio da população e preparar uma forte greve no dia 28 para dar uma resposta à altura para o governador Tarcísio de Freitas.

Além do apoio, difundimos uma Manifesto que já tem milhares de assinaturas contra a terceirização e a precarização do trabalho e defendemos a efetivação dos trabalhadores terceirizados sem a necessidade de concurso público.

Estaremos pelo Esquerda Diário acompanhando a situação e trazendo aqui mais informações.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias