Mundo Operário

MANUTENÇÃO DOS EMPREGOS

Trabalhadores metalúrgicos da Elgin aprovam estado de greve em São José dos Campos (SP)

Metalúrgicos da fábrica Elgin que produzem equipamentos de refrigeração aprovaram estado de greve contra a transferência da planta de São José dos Campos para Mogi das Cruzes, o que acarretará mais de 80 famílias na rua.

quarta-feira 9 de junho| Edição do dia

Foto: Roosevelt Cássio

Os metalúrgicos da Elgin de São José dos Campos entraram em estado de greve nesta quarta-feira (09/06), contra o fechamento da fábrica. A empresa anunciou que vai transferir a planta para Mogi das Cruzes em janeiro de 2022, levando à demissão de 87 trabalhadores. O estado de greve foi aprovado em assembleia.

Pode te interessar: Ford destrói carros inacabados depois de fechar fábrica e demitir trabalhadores

Houve duas horas de paralisação, das 6h às 8h, e eleição de uma comissão de trabalhadores que irá acompanhar o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos nas negociações com a empresa. Na assembleia, os funcionários da Elgin exigiram que a empresa se reúna imediatamente com o Sindicato. A empresa argumenta que levou em consideração questões técnicas e econômicas para a transferência da fábrica de São José dos Campos para Mogi das Cruzes. A fábrica produz equipamentos de refrigeração.

Leia também: "Fico dez horas dentro da fábrica e mesmo assim preciso fazer bico para fechar as contas"

Só o controle das fábricas nas mãos dos trabalhadores poderia fazer a produção fabril estar à serviço das necessidades da população pobre e dos trabalhadores, inclusive reconvertendo sua produção para produzir respiradores necessários para o combate à pandemia. Não podem ser os trabalhadores que paguem pela crise gerada pelos próprios capitalistas! Se a empresa alega dificuldades financeiras, que ela seja estatizada sem nenhuma indenização por parte do Estado e colocada para produzir pelos trabalhadores!

Veja mais: Quando os sindicatos irão organizar a luta contra a reforma administrativa?




Tópicos relacionados

Demissão   /    São José dos Campos   /    Metalúrgicos   /    Greve   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar