×

XXVII Congresso | Termina o Congresso da APEOESP - um passo em direção à reconstrução da oposição

Terminou neste domingo o XXVII Congresso da Apeoesp. Este é um primeiro panorama geral do congresso, mas podemos afirmar algumas coisas. A primeira é se Bebel já buscava usar o sindicato como extensão de seu gabinete parlamentar, agora buscou transformar o congresso num de lançamento de sua candidatura à prefeitura de Piracicaba, trazendo até o ministro de relações institucionais Padilha como cabo eleitoral.

domingo 3 de setembro de 2023 | Edição do dia

Não foi nenhuma surpresa que a chapa 1 tenha atuado o tempo todo para impedir que se aprovasse nesse congresso um plano de lutas efetivo, que colocasse na ordem do dia a batalha pela revogação integral do NEM, e não a mera reforma da reforma, como quer Camilo Santana, contra os ataques à educação e privatizações de Tarcísio e Feder, contra o arcabouço fiscal e o marco temporal e pela efetivação imediata de todos os professores contratados e trabalhadores terceirizados das escolas. Ao contrário, atuaram para burocratizar, limitar ainda mais a já combalida democracia em nosso sindicato e afastá-lo ainda mais da base da categoria. Com seus métodos autoritários e baixos aprovaram absurdos como possibilitar estatutariamente que REs, mas também assembleias se realizem daqui para a frente de forma online. Absurdo, não? Mas se não bastasse aprovaram a criação de um Conselho Político, uma ferramenta que servirá somente para diminuir o peso dos Conselhos Regionais eleitos pela base.

"É a conciliação que abre espaço para a extrema-direita":

Mas esse ano outra novidade foi que a tradicional burocracia teve um novo ajudante, a ex-oposição. Que papelão foi ver a Resistência e o MES/TLS, articulados com Bebel e Cia, blocando com a burocracia para afastar ainda mais o sindicato da base da categoria, não só votaram conjuntamente com a Bebel nessas medidas que fecham e diminuem ainda mais o peso da base no sindicato, mas ainda se abstiveram na votação pela revogação integral do NEM defendida pelo Nossa Classe Educação e a Oposição Unificada Combativa! Bebel e a burocracia petista agradecem os serviços prestados.

Defesa da tese da Oposição Unificada Combativa:

Porém esse congresso se encerra com uma grande notícia para a base da categoria, o fortalecimento da Oposição Unificada e Combativa! Desde o primeiro dia começamos com um dos grandes fatos políticos desse congresso que foi a Carta de Santo André, impulsionada pela subsede de SA, com mais de 700 assinaturas de educadores, um belo exemplo de trabalho de base em defesa de um plano de lutas para ser aprovado nesse congresso, de uma Apeoesp verdadeiramente democrática e pela reconstrução da oposição.

Pela revogação integral do NEM:

Por uma APEOESP democrática:

Contra as mentiras da chapa 1:

Mesmo se enfrentando com métodos de intimidação e de censura por parte da burocracia, o Nossa Classe Educação conseguiu denunciar que é a conciliação que abre espaço para a extrema-direita, e conseguiu defender a Revogação Integral do NEM, pela efetivação imediata de todos os contratados sem a necessidade de concurso, contra os ataques à educação e privatizações de Tarcísio e Feder entre outras batalhas. O Nossa Classe e a Oposição não passaram desapercebidos. E no sábado a Oposição Unificada e Combativa deu um importante passo, realizou uma reunião com mais de 100 pessoas em que se reafirmou as tarefas para a construção de uma nova oposição na Apeoesp.

Como falou a professora Marcella Campos, conselheira estadual da Apeoesp:

“Falaram que a Oposição da Apeoesp estava morta e derrotada, mas a gente está aqui de pé. E vamos construir em cada escola, em cada região a nossa luta. Vamos construir a Oposição Unificada Combativa!”

“Construir reuniões e plenárias da oposição Unificada Combativa nas subsedes, defendendo a luta contra todos os ataques de Tarcísio, Feder e toda ofensiva privatizante. Por um plano de lutas imediato, com a construção de assembleias regionais e estaduais, para lutar pela revogação integral do NEM e do Arcabouço Fiscal assim como todas as reformas e ataques.”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias