×

PRIVATIZAÇÃO | STF autoriza venda: só a mobilização dos trabalhadores pode barrar privatização da CEDAE

O Poder Judiciário demonstrou mais uma vez que está ao lado dos empresários e do capital financeiro e após breve adiamento da privatização, o Presidente do STF, Luiz Fux, autorizou o leilão. Só a força dos trabalhadores pode barrar o processo que promete tornar nossa água uma fonte de lucro, mais cara, com serviços ainda piores, menos empregos e mais precarização.

quarta-feira 28 de abril de 2021 | Edição do dia

O leilão de privatização da CEDAE ocorrerá no dia 30 de abril, com aval da instância máxima do judiciário brasileiro, que mais uma vez abre espaço para a perda de direitos. Fux não só barrou o adiamento da decisão como ativamente impediu que qualquer outra decisão judicial que vá contra a realização do leilão. As empresas sedentas para colocar suas mãos na nossa água, formalizaram hoje sua participação no leilão, terça-feira (27), na Bolsa de Valores de São Paulo.

Essa privatização que avança para se concretizar foi votada em 2017 pelos podres deputados da Alerj, que debaixo de muita bomba da polícia, passaram por cima da categoria. Não será confiando nessa casa que só serve a corrupção e ao empresariado que os trabalhadores da CEDAE e o povo carioca conseguirão evitar a venda da empresa.

Leia Mais: 5 motivos para lutar contra a privatização da CEDAE

André Ceciliano, do PT, presidente da casa, prepara manobras na Alerj para votar o adiamento do leilão. Na quinta feira será votado um projeto com o argumento de condicionar a venda da empresa à assinatura da renovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Ou seja, a venda teria que esperar para que o governo estadual assine a renovação do pacto com o governo federal. Esse pacto coloca a corda no pescoço do Rio, condiciona o perdão de dívidas à retirada de direitos, uma verdadeira chantagem com Temer e agora com Bolsonaro. Portanto, a linha derrotista desse deputado não é de barrar a privatização, mas apenas de esperar pela renovação do RRF que colocou o Rio de joelho nos últimos anos, com diversos pacotes de maldades nas mãos de Pezão e Witzel, agora Castro, servindo a ordens do presidente.

Leia Mais: Empresa privada responsável pela poluição na Baía de Sepetiba é candidata no leilão da CEDAE

A mesma linha derrotista é levada a frente pelos sindicatos. O SINTSAMA, dirigido pela CTB (PCdoB), não chamou a categoria a se mobilizar contra a privatização e sedimentou a confiança nas instituições e nas manobras judiciais nos últimos 4 anos. O leilão está para acontecer e a direção segue essa mesma linha que retira a possibilidade dos trabalhadores da CEDAE tomarem a luta em suas mãos, apostando em acordos por cima e manobras com Alerj, Tribunais regionais e STF. Essa estratégia constrói o caminho da derrota.

Leilão de venda da CEDAE acontecerá no final de abril. Não à privatização! A CEDAE é do povo!

Só organização e luta dos trabalhadores pode barrar a dura possibilidade de 4 mil demissões, a piora dos serviços, o encarecimento da água e esgoto, o aumento da degradação ambiental, e outras mazelas sociais que a privatização traria para os cariocas. Além de se tratar de uma fraude jurídica para beneficiar grandes empresas, como a BNP Paribas, foi em grande parte porque os cedaeanos travaram uma dura batalha, com apoio da população, que o processo se arrasta desde 2017 e a mobilização afastaria de vez esses interesses empresariais de colocarem as mãos na nossa água e esgoto para o lucro. Por isso, o papel do sindicato deveria ser mobilizar a categoria, sem nenhuma confiança no STF, um pilar do golpe institucional, fiador da prisão arbitrária de Lula e nem nos corruptos da Alerj.

Somente a organização dos trabalhadores pode barrar esse processo! A CEDAE é do povo! Não à privatização! Na pandemia mais do que nunca, precisamos de uma água pública e de qualidade!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias