×

CRISE NO GOVERNO TEMER | PSDB quer mais espaço no governo Temer

Apesar da crise política, os tucanos do PSDB defendem que o partido continue apoiando Michel Temer, assim como continue ampliando o seu espaço dentro do governo. A justificava é que não podem deixar o ’’país quebrar’’ e que ’’é preciso criar um ambiente de estabilidade para 2018". De acordo com o Estadão, os parlamentares do PSDB, em conversas de bastidores, chegaram à conclusão de que seria mais cômodo para o partido ’’abandonar o barco’’ ou ir para a posição de ’’franco atirador’’, mas correriam o risco de jogar o governo de vez no colo da ’’ala fisiológica’’ do Parlamento.

terça-feira 13 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Os deputados reforçaram que o partido assumiu a defesa do impeachment e se comprometeram em participar do governo de transição até 2018, quando acontecerá a eleição presidencial. De acordo com o PSDB, tudo o que o partido não quer é, se chegar ao governo, ter que lidar com um país devastado política e economicamente. Porém, os tucanos afirmam que os peemedebistas próximos ao presidente deveriam ter um gesto de ’’grandeza’’ e sair do governo, pois traria de volta a ’’calmaria’’ política.

De acordo fontes, Michel Temer disse que vai bancar Antônio Imbassahy na pasta de Secretaria de Governo para garantir o apoio do PSDB, e o sentimento na bancada tucana é que a nomeação é uma questão de tempo. Esta decisão de Michel Temer não agradou o ’’centrão’’.

Sabemos que por trás desta disputa palaciana entre o PSDB e o ’’centrão’’ pra ver quem fica melhor localizado com Michel Temer, está em jogo quem vai ficar com a maior parte dos ataques que está em curso. Além disso, o PSDB quer mais espaço dentro do governo Temer para conseguir uma melhor posição para implementar as medidas impopulares contra os trabalhadores e demais setores populares da sociedade.

O principal motivo para que o governo Temer se encontre numa profunda crise política é o fato de que ele não está conseguindo implementar os ataques de forma que agrade todos os grandes empresários e banqueiros do país. Para evitar ser derrubado pelas delações premiada da Odebrecht, que já começaram a ser vazadas, Temer vai ter que precisar fazer concessões aos tucanos.

Certamente esta é uma disputa onde, qualquer um dos dos lados que saia vencedor, serão os trabalhadores e demais setores populares da sociedade vão sair perdendo. Contra todos os setores dos grandes e banqueiros que tentam dar uma resposta à crise econômica e política que o país está vivendo, é preciso exigir que a CUT e a CTB rompam com o pacto de trégua dado a Temer pra poder colocar em pé um plano de luta que esteja a serviço de construir uma greve geral para barrar os ataques do atual governo e de demais setores da direita. Somente lutando por uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana imposta por nossa luta poderemos dar resposta aos nossos problemas e tirar esses políticos que governam para os capitalistas do poder.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias