×

FORA TEMER CURITIBA | O Sol e a chuva na mesma cidade.

segunda-feira 1º de agosto de 2016 | Edição do dia

Fotos: Paulo de Jesus e Gabriel Dietrich

Que Curitiba é uma cidade de contrastes, todo mundo sabe ou já ouviu falar. Chove e faz sol no mesmo dia, mas aconteceu muito mais neste ultimo domingo de julho. Letícia Sabatella agredida de uma lado, e paz do outro, reacionários divididos de uma lado, esquerda unida de outra, mídia convencional contabilizando 500, somente 500 manifestantes da esquerda, quando na verdade foram 2.500 senhores jornalistas!!!E inflando descaradamente os números atos da direita, chegaram a dizer que haviam 15 mil presentes na manifestação coxinha.

Se tivéssemos a coragem que teve Sabatella de ir até a Santos Andrade, praça extensa de Curitiba, perceberíamos que além das alegorias ’humorísticas’ havia uma clara divisão. Na praça ao centro o movimento separatista ’O SUL é meu país’, uma faixa ou outra na verdade, em um ponto os intervencionistas, que partiram para cima de Letícia, na outra o coxinha tradicional. Minha percepção que pode ser falha como de qualquer ser humano; não haviam negros, pobres, cotistas, bolsistas e trabalhadores populares na Santos Andrade. O microfone era dos ’líderes’ e o discurso era de ódio, pois a indignação é seletiva.

Na praça da Mulher Nua, famosa por sua importância feminista, o povo participava, cantava, foram tantos os movimentos sociais que tiveram voz para e com a multidão que me sinto injusto de não citar todos, mas para denotar as diferenças entre o ato impeditivo e o ato democrático posso elencar alguns. Moradores de rua, trabalhadores sem teto, representantes LGBT’s da juventude fizeram suas falas para um colorido de gente que escancarava a pluralidade do ato, da esquerda, do povo desta cidade que também está dentro deste país, por mais que tentem separa-lá dele.

Caminhamos, pouco é verdade, mas saindo da praça aquela gente virou uma multidão que tomou várias quadras de uma das maiores avenidas da capital do paraná e encheu boa parte da praça de sua fundação. A mídia convencional preferiu manter seu habitual desdém que só interessa aos que controlam o poder, mas ficou claro para nós e para quem viu, Curitiba é colorida e não deixaremos nosso pais nas mãos dos golpistas ajustadores. Lutaremos e seguiremos gritando em alto e bom som: FORA TEMER!!!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias