×

TRIBUNA ABERTA | Nota de Repúdio à Concessão do Título de “Cidadão Honorário de Sapé” a Jair Bolsonaro

quinta-feira 18 de junho de 2015 | 04:07

Paraíba, 15 de junho de 2015.

A Diretoria da Associação Nacional de História – Seção Paraíba (ANPUH-PB) recebeu com estarrecida surpresa a notícia de que, no último dia 11 de junho, a Câmara de Vereadores de Sapé decidiu, por 10 votos a 1, conceder o título de cidadão honorário a Jair Bolsonaro, atual deputado federal pelo PP do Rio de Janeiro.

Tal decisão só pode ser compreendida como uma afronta à memória e à história de cidadãos paraibanos e brasileiros, como os integrantes das Ligas Camponesas, dentre elas a de Sapé, que tombaram pela repressão empreendida pela conivência do Estado ou pelo próprio Estado, principalmente a que se abateu em todo o país a partir do golpe militar de 1º de abril de 1964, celebrado publicamente, e sem quaisquer pudores, pelo referido deputado.

Caso não reveja e reverta esta aprovação, a Câmara Municipal de Sapé passa a endossar, deliberadamente, a violência praticada pela ditadura militar, que Jair Bolsonaro não apenas defende atualmente, mas agiu, com desmedida truculência para viabilizar sua prolongação quando aquele nefasto regime já dava sinais de irreversível esgotamento. A partir de agora, os vereadores de Sapé passam a ser cúmplices das apologias à morte, à tortura, à misoginia, à homofobia e ao estupro manifestadas pela voz de um parlamentar que, como de hábito fazem todos os fascistas, vale-se da tolerância democrática para exercer a intolerância e minar a própria democracia.

Ao passo que conclamamos a Câmara de Vereadores de Sapé a sustar tal homenagem, nos reportamos às direções nacional e estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para manifestarem sua posição sobre o assunto, uma vez que esta situação foi provocada por dois vereadores integrantes de seus quadros. É inadmissível que um partido que se queira democrático, que foi vítima da ditadura em seu apoio às lutas camponesas da região na década de 1960 e, ao menos em sua legenda, se diga socialista, compactue com este acinte à democracia e à história.

Aliás, somente quem desconhece por completo a história, procurando torná-la substrato para opiniões casuísticas, infundadas, a-históricas e anti-históricas, poderia conceber e encaminhar uma proposição semelhante a esta.

Diretoria da ANPUH-PB




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias