×

Guerra às drogas | No Rio de Janeiro, vereadores aprovam multa de R$400 para quem for flagrado usando drogas

Nesta quinta-feira (28), a proposta do direitista Rogério Amorim (PSL) de multar usuários de drogas é aprovada no Rio de Janeiro por 29 votos a 10, reforçando a “guerra às drogas”.

sexta-feira 29 de outubro de 2021 | Edição do dia

Nesta quinta-feira (28), a proposta do direitista Rogério Amorim (PSL) de multar usuários de drogas é aprovada no Rio de Janeiro por 29 votos a 10, reforçando a “guerra às drogas”.

A proposta do vereador consiste em multar com R$400 qualquer pessoa que esteja utilizando algum tipo de droga, a razão da multa seria para “educar” o usuário a não cometer mais tais infrações e a não desenvolver nenhum vício. A cada infração do tipo, a pessoa seria levada à delegacia e pagaria a multa, que dobraria em caso de reincidência. Vale ressaltar que tal projeto é direcionado tanto para adultos, quanto para crianças, mas, no segundo caso, os pais da criança que pagariam a multa. Segundo a proposta, a pessoa também poderia substituir o dinheiro por prestação de 6 meses de serviço comunitário para entidades públicas indicadas pelo município.

O vereador, segundo suas próprias palavras “conservador e defensor dos direitos da família”, é irmão do deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL), conhecido por quebrar a placa de Marielle Franco em 2018: Deputado do PSL, que quebrou placa de homenagem à Marielle, guarda pedaço como "troféu"

A PL foi aprovada por 28 votos a favor (contando com votos dos partidos Dem, Podemos, PTC, PSC, PSL, DC, PSD, Patriota, Republicanos, Pros, PL, Avante, PMN, Solidariedade, Cidadania, Progressistas, MDB e PDT), 9 contras (dos partidos PT e PSOL) e 12 abstenções.

Leia também: Guerra às drogas, encarceramento e repressão policial: o que muda no governo racista de Bolsonaro?

Além de não mostrar eficácia, como mostrado pelo especialista em dependência química pela PUC-RJ Alexandre Machado Duque, que analisou o caso da proposta, afirmando que “desconhece no mundo experiências que tenham sido bem sucedidas com essa estratégia”; a lei intensifica o discurso de guerra às drogas, e dá a legitimidade para a polícia carioca (que é a que mais mata no mundo) intervir com mais truculência em casos de dependência química.

Pode interessar: Guerra às drogas, proibição da maconha e legalização: o que mata é a repressão e o tráfico




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias