×

Solidariedade | Navio que transportava armas para Israel é bloqueado no porto americano de Oakland

O protesto no porto de Oakland, na Califórnia, conseguiu parar durante horas um navio que se destinava a transportar equipamentos militares com destino a Israel.

terça-feira 7 de novembro de 2023 | Edição do dia

As ações de solidariedade com o povo palestiniano continuam a ter lugar em diversos países. Talvez o mais notável desta sexta-feira (3) tenha ocorrido em um dos portos mais importantes dos Estados Unidos, na cidade de Oakland, na Califórnia.

Um grande navio militar estava pronto para zarpar tendo Israel como destino e transportando armas e outros suprimentos militares para colaborar com o massacre levado a cabo pelo exército israelita na Faixa de Gaza, que já custou a vida a mais de 10.000 palestinianos, entre eles 4.000 crianças e cerca de 20.000 feridos, centenas em estado crítico.

Mas foi realizado um protesto exigindo “Não à ajuda militar americana a Israel” e um “cessar-fogo” imediato. Durante horas, os manifestantes bloquearam a entrada do cais onde o navio estava estacionado. Mas não se limitaram a isso, atravessaram as cercas de arame e subiram no navio com uma escada improvisada.

Leia também: Estivadores de Barcelona decidem bloquear toda atividade relacionada com o envio de material bélico

Foi um protesto pacífico mas determinado, para não permitir a ajuda à limpeza étnica levada a cabo pelo Estado sionista.

Os vídeos caseiros que circularam nas redes sociais mostraram as ações desde a madrugada, por volta das 6h30, quando ocorreu o primeiro bloqueio na entrada onde estava o navio militar. Segundo as próprias autoridades portuárias, os manifestantes não interferiram em nenhuma outra operação portuária.

Apesar da presença da polícia e da Guarda Costeira, os manifestantes conseguiram atrasar a saída do navio por várias horas, até que finalmente zarpou por volta das 15h00. Além disso, vários meios de comunicação conseguiram transmitir o protesto, tornando visível a denúncia contra o governo de Joe Biden que colabora com a ofensiva assassina de Benjamin Netanyahu e do seu governo sionista.

Nos Estados Unidos, aliado estratégico de Israel, têm ocorrido vários protestos de solidariedade com a Palestina em diferentes cidades. Entre as mais notáveis, a que ocorreu em Nova Iorque no dia 29 de outubro com milhares de pessoas, incluindo centenas de judeus antissionistas, numa ação histórica de desobediência civil que foi reprimida pela polícia com dezenas de detenções.

Exemplos de solidariedade ativa com a Palestina acontecem também em outras partes do mundo. Foi o caso dos sindicatos dos transportadores na Bélgica que denunciaram “um genocídio em curso na Palestina” e pediram aos trabalhadores do sindicato “que não fizessem quaisquer voos de transporte de equipamento militar para a Palestina/Israel”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias