Gênero e sexualidade

Marx Voltou! na UFABC. Sessões especiais: FEMINISMO E MARXISMO

No próximo dia 10 (sábado), ás 14 horas ocorrerá a primeira sessão de três do especial, FEMINISMO E MARXISMO no grupo de estudos Marx Voltou! Na UFABC.

sexta-feira 2 de agosto| Edição do dia

O grupo de estudos Marx Voltou! na UFABC desde o ano passado vem discutindo a atualidade do marxismo diante do cenário nacional e internacional, buscando resgatar os fios de continuidade do marxismo revolucionário. Nesse sentido a proposta das Sessões Especiais vem para complementar esse rico debate pensando nesses fios de continuidade com a história da luta das mulheres.

“Se queremos em realidade transformar as condições de vida, devemos aprender a olhar através dos olhos das mulheres” – Leon Trotsky

Nesse primeiro encontro debateremos a questão da mulher ligada diretamente ao pensamento marxista e de uma luta estrategicamente pensada para vencer, o machismo e o capitalismo. Entendemos que enquanto o capitalismo se manter como sistema vigente será impossível acabar com o machismo. Para isso a luz da grandiosa experiência que foi a Revolução Socialista na Rússia, que em pouco tempo conquistou demandas históricas das mulheres, como a legalização do aborto por exemplo, discutir a enorme força das mulheres do séc. XXI, que já é mais da metade da classe trabalhadora mundial e tirar das lições do passado o necessário para enfrentar o crescimento da extrema-direita e sua moral, machista, lgbtfóbica e racista e se enfrentar contra os ataques que nos direcionam, como a reforma trabalhista e a reforma previdência.

Para saber mais informações e consultar as bibliografias visite o blog do Grupo de Estudos: GRUPO DE ESTUDOS MARX VOLTOU! NA UFABC

Segue cronograma da Sessão Especial: FEMINISMO E MARXISMO

1ª Sessão
Leitura obrigatória

Capítulo 1 “Mulher, Estado e Revolução” - Wendy Goldmam

Complementar
A Proteção das mães e a luta pela elevação do nível cultural -Leon Trotsky

(Bibliografia disponível no blog)

2ª Sessão
Leitura obrigatória

“Tirem as mãos de Rosa Luxemburgo”

Complementar
Clara Zetkin: a grande organizadora das mulheres trabalhadoras e socialistas
Kollontai e sua contribuição ao feminismo socialista

3ª Sessão
Leitura obrigatória

Nós mulheres, o proletariado
Feminismos populares: resistência ou revolução (permanente)
Por um feminismo socialista para enfrentar o governo Bolsonaro

Complementares
Mulheres negras, capitalismo e revolução
Adeus a Revolução Sexual? – O estreito horizonte do movimento LGBT atual




Tópicos relacionados

Governo Bolsonaro   /    Feminismo   /    ABC paulista   /    Gênero e sexualidade

Comentários

Comentar