×

LANÇAMENTO | Livro sobre a contribuição da obra de Ricardo Antunes será lançado na PUC-SP essa semana

Ricardo Antunes, sociólogo e professor titular de sociologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi tema de um livro de homenagem a sua obra teórica. Ricardo Antunes: para além do mundo do trabalho, é uma biografia intelectual sobre a obra do maior sociólogo do trabalho do país. É uma coletânea de textos de vários autores, do Brasil e do exterior, das diversas áreas do conhecimento, sobre a importante contribuição do seu pensamento para essas diversas áreas.

terça-feira 11 de abril de 2023 | Edição do dia

O livro será lançado nesse dia 13 de abril, na PUC-SP (Rua monte alegre, 984, Auditório 239, 2º andar). O horário é as 19h.

A organização do livro ficou a cargo de Caio Antunes e Claudia Mazzei Nogueira. Conta com um prefácio de Pietro Basso, uma nota de José Paulo Netto.

A seguir, reproduzimos alguns comentários disponibilizados na Editora Papel Social, site no qual livro pode ser adquirido.

Para Michael Löwy, “Os vários ensaios recolhidos nesta coletânea não são apenas uma legítima homenagem a um autor cuja obra não pode ser ignorada pela sociologia contemporânea; eles exploram as inúmeras facetas e dimensões de seus escritos e sua contribuição para a reflexão sobre o direito do trabalho, o serviço social, a violência, a saúde, a geografia do trabalho, a revolução social e a significação filosófica (ontológica) do trabalho – entre outros temas que testemunham tanto a riqueza quanto a coerência da obra de Ricardo Antunes.”

De acordo com José Paulo Netto “Já era hora de reunir, ao modo de merecida homenagem a Ricardo Antunes, um conjunto de ensaios que, mesmo em um nível exploratório, expusesse várias das dimensões de sua intervenção como pensador comprometido com as lutas, contemporâneas e emancipatórias, dos homens e das mulheres que constituem o real e concreto mundo do trabalho. Os organizadores da antologia que agora se apresenta ao leitor decerto realizaram um empreendimento, aliás pioneiro, absolutamente valioso. Não tenho dúvidas de que Ricardo Antunes: para além do mundo do trabalho, ademais de representar uma justa apreciação da atividade intelectual e política de Ricardo Antunes, é também um documento relevante na bibliografia da teoria social em desenvolvimento no Brasil.”

Para Pietro Basso, “A atividade de pesquisa valente e incansável de Ricardo Antunes cobre um longo período de tumultuosas transformações sociais. Um verdadeiro cataclismo. Não encontro termo mais adequado do que esse para identificar o que aconteceu com o trabalho assalariado – e com o trabalho em geral – no último meio século. Um arco de tempo que foi, com razão, retratado como uma era: a era da mundialização neoliberal das relações sociais capitalistas. E desaguou em dois eventos altamente dramáticos: a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia, que parecem colocar um fim, de modo traumático, nessa era.”


Temas

Teoria



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias