×

Novo Ensino Médio | "Jovem capitalista", projeto reacionário do MBL, é sancionado no Novo Ensino Médio em SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou nesta terça-feira (12) um projeto reacionário do MBL chamado “Jovem capitalista”. O projeto promete levar o “empreendedorismo” e a “educação financeira” para estudantes do Novo Ensino Médio paulista. Muitos estudantes que já são jovens trabalhadores precários, prestadores de serviços de entregas para aplicativos, estes, que se utilizam da palavra “empreendedorismo” ideologicamente para super explorar a juventude desempregada.

quarta-feira 13 de setembro de 2023 | Edição do dia

Que empreendedorismo e que educação financeira o Estado tem para ensinar para quem já mata um leão por dia e faz milagre com muito pouco para alimentar sua família? Que empreendedorismo é esse sem capital? Alguns autores, na obra ‘Uberização, trabalho digital e indústria 4.0’ (organizada por Ricardo Antunes), afirmam que a categoria empreendedorismo é acionada ideologicamente para enganar os trabalhadores passando a ideia de que estes são patrões de si mesmos.

Como disse Tiago Torres (conhecido como Chavoso da USP), no lançamento do ‘Manifesto contra a terceirização e o trabalho precário’, “os trabalhadores uberizados são colocados em uma situação de chicotear as próprias costas”. Este “empreendedorismo” é um mecanismo ideológico para convencer a juventude ao “novo normal”, na ausência dos direitos trabalhistas após a reforma trabalhista, que o governo Lula/Alckmin sinalizou desde a campanha que não irá revogar, assim como o NEM e a reforma da previdência. Antes pelo contrário, este governo avança nas contra reformas que levaram ao golpe institucional de 2016, como a reforma tributária e a administrativa que está próxima de ser discutida e aprovada.

A juventude precisa retomar as escolas em suas próprias mãos, tal e qual fez em 2015 contra Geraldo Alckmin em SP e 2016 nas ocupações no sul do país, superando as direções burocráticas do próprio movimento estudantil, para, em aliança com professores e comunidades, batalhar pela revogação total da reforma do Ensino Médio. Esse é o único caminho para derrotar a extrema direita e seus projetos reacionários como este do MBL. Contra esse “Jovem capitalista”, é preciso levantar uma juventude socialista e revolucionária, para impor, por meio da luta de classes independente dos governos e dos patrões, que sejam os capitalistas que paguem pela crise que criaram.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias