×

Sem dados | IBGE pode ficar sem Censo em 2022 devido ao corte de verba de meio bilhão

Alteração no Projeto de Lei Orçamentária corta meio bilhão de reais da verba do IBGE, um grande ataque que pode fazer com que o Brasil fique sem Censo pelo terceiro ano consecutivo.

terça-feira 14 de dezembro de 2021 | Edição do dia

A verba do Instituto era para ser aumentada de 2 bilhão para 2,3 bilhão de reais, valor necessário para que se pudesse realizar o Censo Demográfico em 2022. Contudo, a Comissão Mista do Orçamento, aprofundou ainda mais o buraco no IBGE reduzindo a verba para 1.895 bilhão de reais.

O último censo do IBGE foi realizado em 2020, e com esse ataque o IBGE não terá condições de realizá-lo em 2022.

O Censo Demográfico é o único meio de informação sobre a situação de vida da população em cada uma das cidades e localidades do país. O corte é uma clara tentativa de esconder dados científicos sobre todos os danos causados pelos ataques do regime em meio à pandemia, que colocou 20 milhões de pessoas na fome, precarizou o serviço público e os empregos ainda mais. É um direito elementar de um país ter o conhecimento sobre o seu censo demográfico, e a respeito dos dados que refletem as condições sociais e econômicas de toda a população.


Temas

Censo    IBGE    Sociedade



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias