×

Palestina | Discurso do líder do Hezbollah: por trás das ameaças, teme uma escalada e uma guerra regional

O líder da organização libanesa falou pela primeira vez desde o início da guerra e da ofensiva israelense contra Gaza. Um discurso que, por trás do tom belicoso dirigido aos Estados Unidos e a Israel, tende a confirmar que o Hezbollah, aliado do Irã, teme uma escalada regional.

segunda-feira 6 de novembro de 2023 | Edição do dia

Nunca um discurso do secretário-geral dessa organização manteve tantas pessoas em suspense, mesmo para além das fronteiras do Líbano, enquanto a organização libanesa é hoje identificada como um dos principais fatores para uma escalada israelense em Gaza e de uma expansão do conflito para outros países, um cenário que o Ocidente e Israel tentam absolutamente evitar. Num longo discurso transmitido em várias cidades do país, Nasrallah não anunciou, contudo, uma aceleração da guerra. Por outro lado, procurou apresentar-se como uma alternativa às burguesias árabes que se destacam pela sua ausência ou pela sua colaboração com Israel, evitando avançar para o confronto direto.

Entre apoiar o Hamas e esclarecer o Irã, Nasrallah procura medir o seu discurso

Hassan Nasrallah afirmou que o ataque das Brigadas Al-Qassam foi 100% palestino e insistiu que a natureza clandestina desta operação tinha sido essencial para preservar a identidade palestina desta batalha, embora os aliados do Hamas – e em particular o Irã – não tivessem conhecimento. Em outras palavras, se o Irã apoia atualmente o Hamas, não deseja envolver-se diretamente neste conflito.

Uma “precisão” que permite também minimizar a responsabilidade do Irã, que quer evitar um conflito devido às suas próprias contradições, ao mesmo tempo que celebra o sucesso da operação. O líder do Hezbollah apresentou-se como líder de um eixo contra Israel, formado em particular pelo Hamas e pelos Houthis iemenitas, e cuja liderança a organização libanesa deveria assumir sem intervenção direta (por enquanto) do Irã.

Embora hoje o Hezbollah seja considerado a única força no mundo árabe que apoia aberta e incondicionalmente o Hamas e não hesita em denunciar o silêncio dos países árabes, é também a única organização que hoje mantém um confronto, mesmo de baixa intensidade, com o IDF, fora dos grupos políticos palestinos. Os desafios deste primeiro discurso público foram, portanto, múltiplos.

Na verdade, o Hezbollah teve primeiro de tranquilizar uma parte da sociedade libanesa e dos seus opositores, que o acusam de colocar em risco a segurança de todo o país numa guerra com Israel. Outro desafio do Hezbollah é continuar a ser a principal organização de oposição a Israel no país, ao mesmo tempo que modera a solidariedade com o povo palestino que existe hoje em setores importantes da sua base e da juventude libanesa, que espera que o Hezbollah entre num confronto mais duro com Israel.

Para dialogar com essa base, Nasrallah destacou o papel estratégico da Frente Libanesa na guerra de Gaza e afirmou que o Líbano já tinha entrado em estado de guerra desde 8 de outubro, e que a importância estratégica dos atuais confrontos não deve ser subestimada, embora permaneçam, nas suas próprias palavras, “insuficientes”. O líder do Hezbollah destacou ainda que a mobilização das forças aéreas, marítimas e terrestres israelenses em direção à fronteira norte de Israel ajudou a aliviar a pressão sobre Gaza, considerando isso um ganho de guerra para os palestinos. Uma afirmação que parece desligada da realidade, num momento em que a situação em Gaza é catastrófica e genocida.

Deste ponto de vista, se os contornos e as perspectivas políticas da invasão terrestre israelense permanecem pouco claros, essas contradições devem-se ao risco de escalada militar com outros atores, em particular no sul do Líbano com o Hezbollah, mas também devido ao aprofundamento das contradições internas do Estado de Israel e o fato de os Estados Unidos estarem tentando evitar uma grande conflagração no Oriente Médio. Esses fatores cruciais foram largamente ignorados por Nasrallah, que em vez disso enfatizou o valor dos confrontos em curso na fronteira norte de Israel como uma componente importante que aliviaria a pressão sobre Gaza. No entanto, esta preocupação de Israel que deve dedicar parte da sua atenção à sua fronteira norte é totalmente relativa, enquanto Gaza já foi transformada numa sepultura coletiva, com uma ofensiva israelense entrando na sua terceira fase.

Na realidade, a situação atual do Hezbollah é complexa. Embora Nasrallah tenha tentado retirar lições da guerra de Gaza com base na experiência de 2006, a posição atual do Hezbollah difere significativamente, quer a nível nacional quer regional. Certamente, o Hezbollah estabeleceu-se como a principal organização política libanesa a se opor a Israel e a única a questionar o silêncio do mundo árabe, os Acordos de Abraham e as políticas coloniais das potências imperialistas.

Uma posição que Nasrallah não deixou de lembrar no seu discurso, evocando os acordos Sykes-Picot para sublinhar o papel de Israel como instrumento do Ocidente para proteger os seus interesses, e alertando que os Estados Unidos poderiam sempre usar os israelenses para prosseguir os seus objetivos coloniais. No entanto, essa oposição aos países ocidentais e sua denúncia da responsabilidade norte-americana na impunidade de Israel, bem como seu discurso de apoio à causa palestina, vão contra a atitude e as políticas regionais e internas no Líbano que o Hezbollah encabeçou nos últimos anos.

O Hezbollah apresenta-se como uma alternativa, mas o seu apoio à Palestina está subordinado aos seus próprios interesses

Desde que ingressou no governo libanês em 2008, a relação do Hezbollah com a sua base mudou, à medida que a organização se tornou um verdadeiro árbitro do sistema político libanês. A sua imagem passou de um partido de resistência que luta contra o colonialismo israelense para a de um partido político com um projeto teocrático interno e uma estratégia regional alinhada com a agenda iraniana, relegando a questão palestina para segundo plano das suas prioridades. Essa crise de legitimidade se intensificou, nomeadamente devido ao seu envolvimento como pilar fundamental da contrarrevolução do líder sírio, Bashar Al Assad, e sua atuação na repressão daquele que foi um dos movimentos mais massivos do mundo, a Primavera Árabe.

Dentro do próprio Líbano, o Hezbollah traiu parte da sua base, na sequência das vastas manifestações de 2019, durante as quais desempenhou um papel de direção ao cortar pela raiz a revolta nascente contra o regime libanês, da qual se tornou uma peça central e um fator-chave de estabilidade. Muito mais desde que a revolta popular de 2019 exacerbou a crise de legitimidade do governo e radicalizou e politizou a população libanesa em relação a problemas ligados à política de classe imposta pela oligarquia e encoberta pelo regime confessional. Contradições que puderam se agravar com a explosão no porto de Beirute, em 4 de Agosto de 2020, e a contínua deterioração da situação econômica, continuam a mergulhar as populações libanesa, síria e palestina que vivem no país em condições cada vez mais precárias.

A atual situação em Gaza coloca um novo desafio àquela população que se sente impotente frente aos acontecimentos e confirma o abandono da causa palestiniana pelos países árabes, bem como o alinhamento do Hezbollah com a agenda regional da burguesia iraniana, que reprimiu revoltas populares após o assassinato de Gina Amini. Se o Hezbollah não consegue prever a destruição completa de um aliado agora central como o Hamas, as contradições da organização são múltiplas, entre o seu alinhamento com a política iraniana e os seus interesses internos dentro do regime libanês.

A libertação da classe trabalhadora árabe está intimamente ligada ao fim da colonização israelense, bem como à queda de regimes burgueses e ditatoriais como o de Bashar al-Assad na Síria ou Abdel Fattah al-Sisi no Egito. A população árabe enfrenta um imenso desafio, lutando contra a sua própria burguesia, bem como contra as políticas coloniais do imperialismo e de Israel.

O papel ativo do Hezbollah no esmagamento da revolta síria e na pacificação das ruas libanesas vai completamente contra a intervenção ativa das massas árabes e das classes trabalhadoras que são hoje os melhores aliados do povo palestino contra os ataques de Israel, apoiados pelas potências ocidentais e pelos cumplicidade das burguesias árabes da região. Durante a Primavera Árabe, foram as massas egípcias que conseguiram a reabertura da fronteira que separa o país da Faixa de Gaza, antes do seu esmagamento pela contrarrevolução liderada por Al-Sisi e pelos países ocidentais. Foi também neste momento que as mobilizações em toda a região permitiram denunciar as sucessivas políticas de normalização dos países árabes que hoje desempenham um papel criminoso, seja pelo seu silêncio, seja pela sua colaboração com Israel.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias