×

ENCONTRO VIRTUAL ED | Combater a lgbtfobia e todos os tipos de opressão: participem do Encontro de trabalhadores do Esquerda Diário!

O Esquerda Diário quer fortalecer a perspectiva de unidade dos trabalhadores com os oprimidos e ser uma mídia que seja parte da construção de "tribunos do povo". Convidamos todos a serem parte do Encontro Virtual do Esquerda Diário nesse sábado, dia 26, às 15:30.

sexta-feira 25 de junho de 2021 | Edição do dia

Nesse mês de junho, marcado pelos 52 anos da Revolta de Stonewall, um estudante de apenas 11 anos da rede estadual de São Paulo, na cidade de Campinas, propôs que sua turma na escola fizesse um trabalho sobre o orgulho LGBT. O que deveria ser motivo para valorizar essa nova geração que se posiciona contra as opressões, virou um caso absurdo de lgbtofobia.

Felizmente, o caso ganhou repercussão e o estudante foi apoiado por professoras, familiares e um ato em frente à escola foi realizado. No entanto, milhares de casos como esse, acontecem diariamente nas escolas, nos locais de trabalho e dentro de casa.

É para mudar essa realidade, para que nossas escolas sejam laicas e diversas, que nos nossos locais de trabalho não tenham divisões impostas pela classe dominante por gênero ou sexualidade, que te convidamos a ser parte do Encontro virtual do Esquerda Diário nesse sábado, dia 26, às 15:30.

Lutamos em cada local de trabalho e de estudo para que as LGBT não mais sofram com as imposições familiares heteronormativas, religiosas defendidas pelos reacionários capitalistas, para que as mulheres se vejam livres do trabalho doméstico extenuante e os negros deixem de ser mortos pela cor da sua pele. Para isso, acreditamos que é necessário ligar a luta contra as opressões à luta contra a exploração capitalista.

Viemos batalhando através do Esquerda Diário para ser uma voz que denuncie o machismo, o racismo, a lgbtfobia, que são armas na mão da patronal e dos governos para nos explorarem ainda mais, aumentando os lucros deles e avançando em projetos reacionários como o "Eu escolhi esperar". Bolsonaro, Damares e os militares querem controle total dos nossos corpos, seja proibindo o aborto, criminalizando nossa sexualidade ou através das mãos da polícia mirando os corpos negros.

Pode te interessar:[PODCAST] 01 Feminismo e Marxismo - Opressão e Exploração

Também são as mulheres, negros, LGBT os que mais sofrem com os ataques a toda classe trabalhadora - que no Brasil, tem rosto de mulher negra - como as reformas trabalhistas, da previdência, as privatizações e sendo grande maioria nos postos terceirizados, que sofrem com a falta de direitos e a precarização do trabalho.

Defendemos através da seção de Gênero e Sexualidade, da Seção de Negros, do podcast Feminismo e Marxismo, e em todo o Esquerda Diário e nossos instrumentos multimídia, que a luta contra as opressões seja organizada em cada local de trabalho e estudo, pelas centrais sindicais e estudantis, sem fazer a separação entre as demandas das mulheres, negros, LGBT, das demandas econômicas de toda a classe, combatendo o machismo, racismo, lgbtfobia e a ideologia burguesa no seio da classe trabalhadora, e atuando conscientemente para superar a divisão da nossa classe imposta pela burguesia.

É com essa perspectiva que o grupo de mulheres Pão e Rosas e a agrupação de negras e negros Quilombo Vermelho atua em cada cidade dos Estados do país, e também internacionalmente, batalhando para que os movimentos contra as opressões não marchem separados da classe trabalhadora, suas mobilizações e da luta de classes. São por essas ideias que lutamos em cada escola que estamos, nas universidades, fábricas, nos correios, no metrô, nos telemarketing, em cada local de trabalho do serviço público ou da iniciativa privada.

Veja também:[PODCAST] 23 Feminismo e Marxismo - Sindicatos e divisão sexual do trabalho

As centrais sindicais como a CUT e a CTB seguem separando como parte da sua política de paralisia, as pautas políticas das pautas chamadas sindicais, e dessa forma, acaba por legitimar a divisão das nossas fileiras.

O Esquerda Diário quer fortalecer a perspectiva de unidade dos trabalhadores, e ser uma mídia que seja parte da construção de "tribunos do povo", ou seja, como dizia Lênin ser "capaz de aproveitar o menor detalhe para expor diante de todos suas convicções socialistas e suas reivindicações democráticas, para explicar a todos a importância histórica mundial da luta emancipadora do proletariado".

É para ser parte dessa luta que reiteramos o convite do Encontro virtual do Esquerda Diário nesse sábado, dia 26, às 15:30.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias