Teoria

LANÇAMENTO UNICAMP

Com Ricardo Antunes, "Brasil: ponto de mutação" será lançado no IFCH-UNICAMP no dia 12

No dia 12 de junho, próxima quarta-feira, o Esquerda Diário e a juventude Faísca promovem o lançamento do livro “Brasil: ponto de mutação” das edições Iskra no auditório Marielle Franco do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o IFCH, da Unicamp.

sábado 8 de junho| Edição do dia

O livro é uma seleção de artigos marxistas de análise política e teórica publicados no Suplemento Ideias de Esquerda, impulsionados pelo Esquerda Diário e escritos ao calor dos acontecimentos do processo eleitoral de 2018 que levaram à ascensão de Bolsonaro. Assim, sua proposta é analisar a partir dos conceitos marxistas as mudanças no regime político brasileiro conforme a movimentação dos atores envolvidos: o Judiciário, os militares, a mídia e os partidos da ordem, por um lado, e os sindicatos, o movimento operário e estudantil, o movimento negro, LGBT e de mulheres, por outro.

Em um momento de profundos ataques à educação e a direitos históricos dos trabalhadores, como a Reforma da Previdência, assim como diante de um crescente movimento da juventude e da classe trabalhadora contra esses ataques, às vésperas do dia 14 de Junho, lançar esse livro e colocá-lo a debate na presença de intelectuais, estudantes, professores e outras categorias de trabalhadores está a serviço de aprofundar nossa compreensão do momento pelo qual passamos e nossos desafios, como uma ferramenta a serviço de uma intervenção na luta de classes, nos marcos da crise capitalista internacional.

Para isso, o debate de lançamento contará com a presença de Ricardo Antunes, um dos principais nomes da Sociologia do Trabalho no Brasil, professor titular de Sociologia no IFCH, coordenador da coleção ’Mundo do trabalho’, da Boitempo e autor do recente livro “O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital”. Também contará com a presença de Edison Urbano, mestre em história, dirigente do MRT e organizador do livro “Brasil: ponto de mutação das edições Iskra”, e da economista, metroviária e colunista do Esquerda Diário, Daphnae Helena.

Convidamos todos ao lançamento, que ocorrerá na próxima quarta-feira, 12, às 17h30, no auditório Marielle Franco do IFCH- Unicamp.




Tópicos relacionados

Campinas   /    Edições Iskra   /    Unicamp   /    Teoria

Comentários

Comentar