Sociedade

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave crescem novamente em todo o país

Pela primeira vez desde julho, casos de SRAG voltam a crescer no país, dessa vez em todo o território brasileiro, algo que nunca havia ocorrido antes. A principal causa do aumento é fruto do coronavírus. Os governos e capitalistas são responsáveis.

quarta-feira 25 de novembro de 2020| Edição do dia

Foto: Silvio Avila/AFP

São 12 as capitais que apontam sinais de crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que desses, aproximadamente 98% são causados pelo vírus da Covid-19. As principais capitais que apresentam um forte aumento da doença são Belo Horizonte, Campo Grande, Maceió e Salvador, sendo que mais 8 apresentam crescimento moderado, dentre elas Curitiba, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para além da situação das capitais, 21 estados apresentaram uma tendência de aumento da síndrome ao longo das últimas semanas.

Esse aumento, que, pela primeira vez se dá em todas as regiões do país, vem combinado com o aumento da taxa de contágio do coronavírus, que segundo o Imperial College de Londres, é a maior desde maio. Segundo o relatório realizado, o índice de contágio se encontra em 1,30 - ou seja, de 100 pessoas que se contaminam, estas contaminam outras 130. Isso significa que cada pessoa contagiada transmite a doença para mais de 1 pessoa, o que representa uma situação grave no aumento do número de casos.

Veja aqui: Brasil tem a maior taxa de transmissão da COVID-19 desde Maio, segundo Imperial College.

O Esquerda Diário desde o início da pandemia vem denunciando a situação absurda em que os governos e capitalistas tem deixado a população. Enquanto o negacionismo de Bolsonaro é responsável pelas já mais de 170 mil mortes no país, o conjunto dos golpistas tem trabalhado dia e noite para garantir que sejam os trabalhadores e o povo pobre que paguem com as suas vidas a crise sanitária e econômica.

O aumento significativo do número de casos de SRAG é apenas uma amostra de como para esses mesmos setores o lucro vale mais do que as vidas. Precisamos batalhar para exigir testes massivos, giro das indústrias para a produção de todos os insumos necessários para o combate contra a COVID-19, leitos para toda a demanda e um sistema único de saúde 100% estatal sob controle dos trabalhadores da saúde, os que realmente sabem as necessidades da população.




Tópicos relacionados

Por um SUS 100% estatal   /    Golpistas   /    COVID-19   /    pandemia   /    Fora Bolsonaro, Mourão e os militares   /    Governo Bolsonaro   /    SUS   /    Trabalhadores   /    Sociedade

Comentários

Comentar