×
Rede Internacional

Errou feio, errou rude | Bolsonaro erra feio na aritmética básica e fala que Brasil crescerá 9%: “Um milagre”

Presidente soma 5% positivos com 4% negativos e acha que o resultado é 9%. Asno na matemática, Bolsonaro também é mentiroso na política.

quarta-feira 21 de julho | Edição do dia

O presidente Jair Bolsonaro fez cálculos exóticos na tarde dessa quarta-feira, 21, para a Rádio Jovem Pan Itapetininga. Sobre o PIB brasileiro, o energúmeno disse: “Alguns projetam um crescimento de 5% positivo esse ano... Se 5% é positivo e o ano passado foi 4% negativo, crescemos 9%. É um milagre. É uma coisa inacreditável”.

Realmente “inacreditável”, pois mais com menos dá menos, e não mais. Se Jair tivesse errado esse cálculo na prova de matemática da quinta série, talvez tivesse levado um zero e uma correção de sua professora. Mas o Brasil, apesar do que pensa Bolsonaro, não é a quinta série. Estamos falando de números referentes à economia nacional, que impactam a vida de milhões de pessoas. A soma dos dois, caso realmente se efetive a projeção de crescimento de 5%, é de um crescimento geral de menos de 1%.

- A crise é aritmética, mas sobretudo política. Leia mais sobre em "3 propostas para a classe trabalhadora enfrentar a crise política no Brasil"

Outros diriam que o ocorrido foi um legítimo caso de “ato falho”, uma vez que o presidente acha que o Brasil está de vento em popa a caminho da prosperidade. Pode ser, já que Bolsonaro e Paulo Guedes nutrem enorme desprezo para com os milhões de brasileiros amargando nas filas dos hospitais, do desemprego e da fome.

O “milagre” de Bolsonaro, além de expressar uma enorme inépcia por parte do homem que preside essa nação, diz respeito aos altos lucros dos bancos e grandes empresários que estão felizes da vida com a situação nacional, e não com uma economia boa para a maioria da população.

Essa projeção de 5% positivo, caso se concretize, beneficiará apenas uma pequena parcela da população que já vem lucrando com os absurdos da pandemia. Além de asno na matemática, Bolsonaro é um mentiroso na política.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias