×

CAMPANHA PELA READMISSÃO DE ANDRÉIA | Boletim Nossa Classe chega à JBS de Jaguariúna

Ontem, dia 7 de agosto, estudantes de Campinas foram de madrugada na entrada da JBS de Jaguariúna panfletar para os trabalhadores. Essa panfletagem faz parte de uma campanha impulsionada pelo Nossa Classe, em conjunto com o Esquerda Diário, para denunciar as precárias condições de trabalho na indústria de alimentos, mais particularmente na JBS, que expõem os trabalhadores a doenças e acidentes.

sábado 8 de agosto de 2015 | 01:07

Ontem, dia 7 de agosto, estudantes de Campinas foram de madrugada na entrada da JBS de Jaguariúna panfletar para os trabalhadores. No panfleto havia denúncias dos graves acidentes de trabalho que ocorrem cotidianamente nos frigoríficos da JBS, uma das campeãs em acidentes de trabalho. O panfleto também trazia a experiência da cipeira Andreia, trabalhadora da JBS da Zona Oeste de São Paulo, que foi demitia por perseguição política, pois enfrentava a patronal lutando por melhores condições de trabalho para os trabalhadores da JBS. O panfleto terminava com um chamado para que os trabalhadores não ficassem calados frente a tantas barbaridades e oferecia o Esquerda Diário como um canal para que as denúncias dos trabalhadores chegassem ao público.

Essa panfletagem faz parte de uma campanha impulsionada pelo Nossa Classe, em conjunto com o Esquerda Diário, para denunciar as precárias condições de trabalho na indústria de alimentos, mais particularmente na JBS, que expõem os trabalhadores a doenças e acidentes. Trata-se de uma série de panfletagens, denúncias e ações nas regiões onde atua o Nossa Classe, somado a artigos periódicos no Esquerda Diário. Acreditamos que somente a solidariedade e a aliança entre os trabalhadores serão capazes de combater este senário desumano, que leva a milhares de trabalhadores a se afastarem por problemas de saúde todos os anos.

Abaixo depoimento dos estudantes que participaram da panfletagem.

Ítalo: Senti que foi de grande importância realizar essa panfletagem pela campanha de readmissão da companheira Andreia, justamente por criar uma ponte entre os trabalhadores de diferentes unidades da JBS para lutar contra as precaríssimas condições de trabalho conhecidas de sua empresa, essa que no dia esbanjava um cartaz comemorando míseros 24 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. Por ser estudante, sinto que tenha sido importante essa tentativa de me aproximar um pouco mais que seja do cotidiano dos trabalhadores na tentativa de estabelecer uma forte aliança operário-estudantil no combate à exploração.

Rebeca: Como estudantes é importante apoiarmos lutas como a da Andreia, seja panfletando ou mesmo em outras ações, contra a precarização do trabalho e pela organização independente dos trabalhadores, usando daquilo que aprendemos em nossos locais de estudo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias