×

Internacionalismo | Ato internacionalista no Rio de Janeiro: Todo apoio à luta e contra a repressão no Peru!

O ato foi realizado ontem, quinta-feira dia 22/12, em frente ao consulado do Peru no Rio de Janeiro, e foi convocado por setores da comunidade imigrante peruana, pela CSP-Conlutas, Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT), PSTU, as correntes do CST e MES do PSOL.

sexta-feira 23 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Parte dos convocantes chamaram o ato com as consignas:
Todo apoio às mobilizações no Peru e abaixo a repressão!
Abaixo o governo ilegítimo de Dina Boluarte!
Denunciamos o apoio de Lula a esse governo, junto com Biden!

Discursaram os companheiros e companheiras Alfonso Lira da comunidade imigrante peruana no Brasil; Pedro Cheuiche, estudante da UFF e Ana Carolina, estudante de pedagogia da UERJ discursaram representando a Juventude Faísca Revolucionária e o MRT; Geovani Pereira pela CSP-Conlutas e Fernando Ramos pelo PSTU; Rosi Messias dirigente da CST-PSOL; João Pedro de Paula pelo MES e coletivo Juntos, além do grupo Política Revolucionária.

Pedro Cheuiche, do MRT, estudante da UFF

Ana Carolina, estudante de pedagogia da UERJ

Este ato internacionalista de apoio à luta e contra a repressão no Peru tem grande importância frente à situação, com as mobilizações seguindo e avançando, enfrentando um autoritário toque de recolher do governo golpista de Dina Boluarte e a repressão que já matou mais de 40 pessoas e deixou centenas de feridos. Ainda mais considerando o peso do Brasil e da declaração de Lula legitimando a derrubada de Castillo e reconhecendo o governo de Boluarte.

Alfonso Lira, comunidade peruana

Membra da comunidade peruana

Rosi Messias dirigente da CST-PSOL

João Pedro MES (PSOL) e Juntos

Geovani Pereira - CSP Conlutas

De forma similar ao Brasil de 2016, a mídia, o poder judiciário e a grande imprensa fizeram uma enorme operação para acusar o presidente eleito Pedro Castillo de corrupção, que foi condenado a 18 meses de prisão. Pedro Castillo governou para atender aos interesses da burguesia peruana e mesmo assim foi retirado da presidência em um golpe encabeçado por Keiko Fujimori, filha do antigo ditador peruano.

Bolsonaro rapidamente reconheceu o governo golpista de Dina Boluarte, o que não é surpresa para ninguém, mas é importante ressaltar que Lula, sem se diferenciar em nada dessa extrema direita bolsonarista, também saiu em apoio desse governo golpista, junto com Boric do Chile e Biden e o partido democrata dos EUA. Isso mostra unidade desses governos com a burguesia mais carrasca que quer descarregar a crise nas costas dos trabalhadores e do povo pobre e o servilismo do governo Lula-Alckmin ao imperialismo norte americano.

Nós estamos junto com a população peruana que não aceita esse golpe! A força de luta contra a repressão é a força que pode impor uma derrota ao governo golpista, mantendo a independência em relação a Pedro Castillo e os partidos que querem atacar ainda mais as condições de vida da maioria.

Defendemos uma Assembleia Constituinte Livre e soberana, imposta pela luta para que os trabalhadores e todos os setores oprimidos possam batalhar por uma saída de fundo para a crise que atravessa o país, e fortalecer uma posição independente. E porque acreditamos que essa experiência pode abrir espaço para que setores mais amplos vejam que só uma saída socialista e revolucionária pode ir até o fim para responder às necessidades da classe trabalhadora e das massas pobres e oprimidas.

Todo apoio às mobilizações no Peru e abaixo a repressão!

Abaixo o governo golpista de Dina Boluarte!

Abaixo o apoio de Lula ao golpe, a serviço do imperialismo norte americano




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias