×

59° CONUNE | Após rechaço a Barroso, UNE desconvida ministro do centrão Carlos Faváro

Seguindo sua política absurda de transformar a UNE em um braço do atual governo Lula-Alckmin de frente ampla e do regime político autoritário brasileiro, como demonstrou o convite do ministro Luis Barroso do STF - fato que ganhou repercussão nacional nos últimos dias devido a ação de protesto que nós da Faísca Revolucionária organizamos, a atual direção majoritária da UNE convidou o Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil para participar do 59° CONUNE. E com medo de uma nova repercussão negativa, desconvidou de última hora. Mas afinal, quem é realmente Carlos Faváro?

sexta-feira 14 de julho de 2023 | Edição do dia

O atual Ministro do governo Lula-Alckmin é senador pelo estado do Mato Grosso do Sul, um dos principais centros do agronegócio no país, e que tem se tornado o principal eixo da atividade econômica nacional junto aos outros estados da região Centro-Oeste. Faváro já foi do PP, partido originado do ARENA da ditadura militar, e atualmente é membro do PSD, partido presidido por ninguém menos do que Gilberto Kassab, um partido proeminente do chamado centrão, ala fisiológica do Congresso Nacional e que vem crescendo em influência política no regime brasileiro desde o golpe institucional de 2016. O PSD foi base de apoio do governo Bolsonaro durante sua gestão e hoje é uma das principais bases de apoio do resquício podre do bolsonarismo no governo estadual de Tarcísio de Freitas em SP.

Carlos Faváro tem visado a reeleição para o Senado e cogita até mesmo a candidatura para governador do MS, e espera contar com o apoio do PT para isso. Esta é mais uma vez a fórmula da conciliação de classes petista que somente fortalece a direita e a extrema direita no país, assegurando que os interesses dos ruralistas e do agronegócio seguirão sendo bem representados no governo em oposição a luta dos povos originários e da população rural brasileira que sofre cada vez mais com condições análogas à escravidão. A prova cabal dessa política criminosa é o fato do governo estar se gabando de articular o maior Plano Safra da história neste biênio 2023/24.

Este Plano Safra 23/24 tem a frente Fernando Haddad, um dos articuladores do “novo” teto de gastos do governo chamado de Arcabouço Fiscal, e o próprio Faváro, que tem feito declarações buscando aproximar ainda mais os setores do agronegócio do atual governo. O plano já chega ao montante de 500 bilhões de reais em linhas de crédito, políticas de incentivo, etc. e deste montante mais de 360 bilhões vão direto para o financiamento dos grandes ruralistas e seu plano de aprofundar a máxima do “Brasil como grande fazenda do mundo”.

É um completo absurdo que a burocracia estudantil encabeçada pela UJS e o PT tenha convidado este inimigo dos trabalhadores, da juventude e dos povos indígenas para o Congresso, apoiador declarado do ataque do Marco Temporal e com declarações condenando o MST. E assim seguem buscando aprofundar a subordinação da entidade ao projeto de frente ampla no país. E com medo de que sua presença no Congresso gerasse uma reação de protesto semelhante ao que ocorreu com Barroso, e até mesmo a direita da UJL que foi expulsa da UNB no dia de hoje - ações essas que tiveram protagonismo inegável da Faísca Revolucionária e do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) - a atual direção da UNE desconvidou Faváro de última hora, apagando a divulgação de sua presença de algumas redes sociais, mas que ainda pode ser encontrada logo abaixo.

Mesmo sem a presença de Faváro, seguiremos batalhando por um bloco independente dos governos e das reitorias na UNE, que organize pela base a luta dos estudantes em aliança com os trabalhadores e setores oprimidos como os povos indígenas, e exigindo um plano de lutas da UNE e das Centrais Sindicais pela revogação do Novo Ensino Médio, do Arcabouço Fiscal e de todas as reformas integralmente.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias