O Vodcast "Dois Pontos" do Estado de SP realizou um debate no último dia 25/10 com a seguinte pergunta: "Os sindicatos vão voltar a ter protagonismo no Brasil?"
A greve realizada pelos metroviários da CBTU de Recife-PE, e o indicativo de greve para o próximo dia 15/8 dos metroviários de SP já seriam motivos suficientes para ter um plano nacional que unificasse as lutas. Cercando-as de solidariedade através da mobilização de outras categorias contra a agenda (...)
O texto aprovado no Senado do projeto de Arcabouço Fiscal, chefiado pelo ministro Haddad, reforça os mecanismos de operação da agenda de privatizações no ajuste fiscal da União e dos Estados. O governo de Frente Ampla redefine o teto de gastos sob os interesses da classe dominante. Tarcísio agradece e (...)
A velha-nova tese petista para justificar a conciliação de classe, e ataques como o arcabouço fiscal e o marco temporal, é porque ainda com uma extrema direita forte, de uma forma ou de outra, para garantir a governabilidade, o partido acaba refém dos setores mais conservadores do Congresso (...)
As jornadas abriram uma fissura no regime de dominação burguês inserindo o país dentro da etapa internacional de crise orgânica. Nunca nessas últimas décadas, esteve tão colocada para essa geração, a possibilidade de construir a hegemonia operária para a superação do capitalismo. 10 anos depois, incapaz (...)
No último dia 14/05 o programa Fantástico da TV Globo exibiu uma reportagem especial sobre os danos causados pela privatização das linhas 08 e 09 da CPTM em SP, e da Supervia do RJ.
22:40 | Indicado pelo Governador Tarcísio de Freitas, o procurador do Estado do Espírito Santo, Júlio Castiglioni, assumiu no último dia 19/04 a presidência do Metrô de SP
No último dia 14/04, os ministros do STF voltaram a tratar dos recursos apresentados por entidades sindicais, em relação a contribuição sindical. Acompanhando o voto do Ministro Barroso, Gilmar Mendes mudou seu entendimento e votou a favor do retorno da contribuição sindical, extinta pela Reforma (...)
O republicanismo presente na obra de Luiz Carlos Bresser-Pereira, é uma variante de dominação do Estado Moderno. Analisar os conceitos de liberdade vistos pela perspectiva liberal e republicana, mais do que em contradição, apresentam uma relação de (...)
A Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e mais 5 deputados pediram desfiliação do União Brasil, após o estopim gerado pela disputa do Diretório Estadual do RJ. O Planalto sinaliza apoio a permanência da Ministra. PT aposta em ampliar mais seu leque de alianças com setores da direita, para aprovar o (...)
Na última semana, foi vazado uma versão mais acabada desse projeto, fruto de conversas entre as principais Centrais Sindicais e o Ministério do Trabalho.
Após 89 dias nos EUA, Bolsonaro retorna ao Brasil na mira de investigações e como principal liderança da extrema direita na oposição ao Governo Lula-Alckmin. A via institucional, baseada na conciliação de classes para preservar o regime político, é capaz de derrotar o bolsonarismo depois da fracassada (...)
Qual a estrutura que está por trás das recentes denúncias de trabalho análogo a escravidão? O governo Lula-Alckmin tem interesse em romper com esse legado da extrema direita? Qual será o papel dos sindicatos que dão sustentação ao novo governo? Essas perguntas nortearão a reflexão dessa coluna no (...)
Este artigo busca constituir um mapa social e econômico do país após quase 5 anos de implementação da reforma trabalhista.
Estadão com apoio de Alckmin e Força Sindical, mostram a cara escravagista da elite. Lula e o PT seguem juntos com eles.
Essa frase estampava um dos milhares cartazes de um manifestante anônimo presente nos protestos que marcaram as chamadas Jornadas de Junho de 2013. Um processo da luta de classes que mudou o país, abriu uma nova etapa e 8 anos depois ainda é motivo de debate e polêmica na esquerda, sobre a sua (...)
O presente artigo é um dos documentos que expressam debates feitos no período do IV Congresso do MRT. E busca contribuir em apontar cenários estratégicos para a construção de um partido revolucionário na vanguarda operária, que possa servir como alternativa para o movimento de massas frente à crise (...)
Bolsonaro e toda “velha política” se reuniram em um animado “brunch” no Palácio do Planalto nesta manhã. No cardápio um pacto – provisório – para juntos marcharem para arrancar o sangue dos trabalhadores com a Reforma da Previdência, a autoritária e sanguinária “Lei Anti-Crime” de Moro e outras medidas. (...)