×

Ataque bolsonarista UFRN | Blog do BG ataca paralisação da Sociais na UFRN: unir os estudantes para derrotar a extrema-direita

Um blog bolsonarista do Rio Grande do Norte acaba de soltar publicação e nota contra a paralisação dos estudantes de Ciências Sociais, votada em assembleia, que vai ocorrer amanhã (26) na UFRN. É urgente unir os estudantes da UFRN contra a extrema-direita.

Ítalo GimenesMestre em Ciências Sociais e Coordenador do CACS Marielle Franco da UFRN

quarta-feira 25 de maio | Edição do dia

O Blog do BG, defensor de Bolsonaro, militares e seus ataques, atacou a paralisação dos estudantes de Ciências Sociais, que foi deliberada em assembleia na semana passada e vai ocorrer amanhã, 26 de maio, dizendo que "não haverá aula", expondo email do Centro Acadêmico de Ciências Sociais "Marielle Franco" (CACS) enviado aos estudantes. O blog bolsonarista coloca isso para se colar ao discurso de Bolsonaro de que as universidades são ninhos de ratos, mas a realidade é que a organização dos estudantes dará, sim, uma aula de como enfrentar a extrema-direita, Bolsonaro, militares, Congresso e seus ataques.

Essa paralisação foi amplamente debatida em assembleia e é uma unificação dos estudantes de Ciências Sociais, após o ataque feito à faixa da juventude Faísca Revolucionária pelo bolsonarista Rodrigo Maker, assessor do General Girão (PL) e defendido pelo Blog do BG, que ameaçou agredir um coordenador do CACS, e também em defesa dos auxílios estudantis, que não estão sendo pagos pela reitoria da UFRN.

Quando houve o ataque à faixa, o Blog do BG soltou depoimento de Rodrigo Maker, em que ele dizia que havia uma "revolta seletiva" dos estudantes. Pelo contrário, os estudantes se posicionam contra essa extrema-direita que está no governo e que nos ataca junto ao Congresso e o STF. Não é "revolta seletiva", mas sim um posicionamento contra quem ataca os estudantes, os trabalhadores, os setores oprimidos e o povo pobre. É um posicionamento contra quem é agente da alta inflação dos alimentos e combustíveis, contra a privatização, a precarização do trabalho.

É urgente a unidade entre os estudantes, através da auto-organização em assembleias dos cursos e assembleia geral, contra a extrema-direita e o conjunto do regime político do golpe institucional de 2016 que nos atacam. Bolsonaro, militares e centrão defendem a PEC 206 do absurdo pagamento de mensalidade nas universidades públicas. É urgente defendermos a permanência estudantil, como o pagamento dos auxílios, frota completa de ônibus e o Restaurante Universitário.

Todes à paralisação das Ciências Sociais amanhã! Não vamos aceitar ataques da extrema-direita e para isso precisamos defender a organização dos estudantes!

Diante desse ataque do Blog do BG à paralisação, reforçamos o chamado a parlamentares, sindicatos, DCE e organizações a enviar sua solidariedade.

Confira também a solidariedade aos estudantes e repúdio ao ataque bolsonarista à faixa enviados:

Vereadora Brisa Bracchi (PT) repudia ataque de bolsonarista e se solidariza a estudantes da UFRN

SINAI-RN repudia ataque de assessor do deputado General Girão contra estudantes da UFRN

CSP-Conlutas RN repudia ataque de bolsonarista e se solidariza a estudantes da UFRN

Confira a programação da paralisação:

Que a União Nacional dos Estudantes (UNE), dirigida majoritariamente pela UJS (juventude do PCdoB), Juventude do PT, Levante e Kizomba, convoque uma paralisação nacional contra a PEC 206 e rompa com sua inércia. Para enfrentar a PEC 206 e os ataques do bolsonarismo, também dizemos que é necessário superar a conciliação de classes petista, que se alia com Alckmin e as oligarquias no RN. Pelo fim do Teto de Gastos e o não pagamento da dívida pública! Radicalizar o acesso com o fim do ENEM e vestibulares, com estatização das universidades privadas!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias