Partido de Trabalhadores Revolucionários - PTR
Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Dauno Tótoro, dirigente do Partido dos Trabalhadores Revolucionários(PTR), do Chile, para comentar e debater sobre a experiência dos processos da luta de classes chilenos e as tarefas para a organização da classe trabalhadora (...)
Diana Assunção
Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Redação
Buscamos debater nesse artigo com algumas compreensões difundidas na esquerda brasileira sobre o processo chileno posterior à Rebelião de 2019.
Diana AssunçãoAndré Barbieri
A medida contra o povo Mapuche começou em 16 de maio e teve sua duração ampliada “para proteger estradas e rotas”. Delega o controle do território a um militar, chefe da defesa nacional, e restringe uma série de liberdades democráticas mínimas, como o direito de movimento ou (...)
Elías Muñoz
Cada vez mais poderes para uma instituição que historicamente violou os direitos humanos.
Carla Rosales Medina
A estreia do programa "Esquerda em Debate" contou com a presença de Plínio de Arruda Sampaio Jr., um dos nomes que impulsionou o manifesto “PSOL na Encruzilhada". Plínio é professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp, coordenador do Polo Socialista e Revolucionário e editor do site (...)
Pesquisa do Cadem dá ao mandatário 40% de aprovação, outra do Pulso Ciudadano aponta 27,8% de aprovação. Quais os motivos da crescente impopularidade daquele que ascendeu com a promessa de herdar as esperanças pelo fim do Chile neoliberal?
Diego Sacchi
Devemos voltar ao caminho da organização e mobilização independente nas ruas. E a unidade da classe trabalhadora - sem divisões - e junto aos movimentos sociais, estudantes e setores populares, para que nossas demandas não sejam frustradas
Pablo Torres
A marcha que ocorreu ontem (25) foi reprimida por carabineiros com jatos de água em frente ao palácio presidencial de La Moneda. Um estudante foi baleado por um policial. É o primeiro protesto estudantil sob o governo de Gabriel (...)
La Izquierda Diario - Argentina
Esta quinta-feira a Comissão de Justiça da Convenção Constitucional que está em sessão no Chile, aprovou em geral, por 9 votos contra 8, a Iniciativa Popular para a Liberdade dos presos políticos da rebelião. A norma proposta aguarda votação na mesma Comissão, para depois ir definitivamente para ser (...)
Na praça de Armas do centro da cidade de Santiago, capital do Chile, se reuniram jovens, trabalhadores e organizações de esquerda para protestar contra a agressão russa na Ucrânia e a ingerência imperialista dos Estados Unidos e da (...)
Izquierda Diario - Chile
O presidente eleito que tomará posse em março confirmou os membros de seu futuro gabinete. Haverá muitas figuras da antiga aliança Concertación, que gerou um forte apoio da comunidade empresarial.
Nesta sexta-feira, 14 de janeiro, o governo cessante de Sebastián Piñera anunciará qual empresa receberá os direitos de exploração mineral. A rejeição causada por esta medida foi "matizada" pela equipe do presidente eleito Gabriel Boric, que teria reacendido as tensões na futura coalizão de governo sem (...)
Gabriel Boric, recém eleito presidente do Chile, segue se reunindo com representantes dos partidos da ex Concertación [partido central para a preservação da herança pinochetista após a ditadura] para alinhar a conformação de seu primeiro gabinete e o restante dos cargos designados pela presidência. Até (...)
Antonio Paez, Dirigente do Sindicato Starbucks Coffe Chile
Enquanto a derrota esmagadora de Kast gerou amplas expectativas de mudanças, começando com melhores salários, trabalhar menos e liberdade para os presos políticos; o presidente eleito e Apruebo Dignidad assumiram, como primeira tarefa, ajustar as expectativas e honrar as pressões do establishment (...)
Reproduzimos a decração de Lara Zaramella, dirigente da Juventude Faísca sobre a recente vitória de Gabriel Boric nas eleições do Chile e as tarefas dos setores que se mobilizaram por suas demandas na Rebelião de 2019.
Esse foi o pronunciamento do presidente eleito, contrariando a afirmação de seu chefe de campanha, Giorgio Jackson, que afirmou que se revogariam as acusações feitas durante o governo de Piñera. A conciliação de classes mostra o peso reacionário de seus comprometimentos políticos com o centro e a (...)
La Izquierda Diario Chile
A extrema-direita de Kast foi derrotada nas urnas do Chile no domingo. Porém, o constante deslocamento político rumo ao centro por parte de Boric, durante a campanha, coloca em dúvida a possibilidade de libertar todos os presos políticos da revolta de 2019 - uma demanda sentida e exigida por (...)
A partir das 18:00 começou a contagem dos votos. Com 50% dos votos apurados, o extrema-direita José Antonio Kast reconheceu a derrota e o representante da centro-esquerda Gabriel Boric será o novo presidente do Chile.