Santiago Lupe

ENTREVISTA

Um espanhol explica: quem é Felipe Gonzalez que vai palestrar na EACH/USP?

31 de julho de 2016 | Frente à visita de Felipe Gonzalez na USP, solicitamos a um espanhol da Rede Esquerda Diário internacional para esclarecer ao público brasileiro quem é esse (...)

Santiago Lupe

ELEIÇÕES ESTADO ESPANHOL

26J: um resultado eleitoral que questiona o projeto do novo reformismo de Podemos

27 de junho de 2016

Santiago Lupe

ELEIÇÕES 26J

Uma interrogação e quatro certezas por trás da campanha eleitoral

25 de junho de 2016 | Que governo sairá das urnas? Ninguém sabe. Que pagará a dívida, respeitará o marco trabalhista criado nos anos 90, negará o direito a decidir e respeitará a Constituição de 78, poucos (...)

Santiago Lupe

85º ANIVERSÁRIO II REPÚBLICA

14 de abril de 1931, o início da revolução espanhola

15 de abril de 2016 | Resgatar aqueles anos atentando-se ao pano de fundo dos fatos, o enfrentamento entre revolução e contrarrevolução. O que deve-se celebrar hoje é o início de uma das maiores revoluções do século (...)

Santiago Lupe

NOVAS ATRIBUIÇÕES DO PODEMOS

Iglesias aceita demissões para facilitar acordo do governo

9 de abril de 2016 | Podemos da um novo salto nas entrega de demandas sociais e democráticas básicas. Dependência, salário mínimo, aposentadoria aos 67 ou lei eleitoral, se somam a uma lista de 20 atribuições (...)

Santiago Lupe

ESPANHA PODEMOS

O novo reformismo apresenta seu projeto de restauração do Regime de 1978

8 de abril de 2016 | O projeto de “mudança” do Podemos e do IU-UP se revela como um dos caminhos para a restauração do regime político pelas mãos do PSOE

Santiago Lupe

ATENTADO BRUXELAS

O novo reformismo adota os eixos fundamentais da guerra contra o terrorismo

28 de março de 2016 | A participação na comissão de prosseguimento do Pacto Antijihadista, os apelos à unidade dos democratas e o reforço do aparato policial de inteligência do Estado, são as três coincidências chaves com a (...)

Santiago Lupe

ESTADO ESPANHOL

A crise do Podemos se aprofunda com purgas e acusações

17 de março de 2016 23:43 | Depois da renúncia de uma dezena de cargos partidários em Madri, Pablo Iglesias fulminou o Secretário de Organização, o “errejonista” Sergio Pascual. Uma crise que escancara os limites do (...)

Diego Lotito
Santiago Lupe

SEGUNDA TRANSIÇÃO

Porque fracassou a aposta do Podemos de um “governo de progresso”?

27 de fevereiro de 2016 01:53 | Quais são as tarefas para os que seguem lutando contra o regime de 78 e por uma saída operária para a crise capitalista?

Santiago Lupe

ELEIÇÕES ESTADO ESPANHOL

Ascenso do Podemos, esquerdização eleitoral e problemas para a regeneração do Regime

22 de dezembro de 2015 01:03 | O grande resultado do Podemos expressa, em chave reformista, as aspirações de milhões a uma mudança política e social. A questão catalã se mantém candente. Elementos que, junto à dificuldade dos pactos, (...)

Santiago Lupe

Eleições em Barcelona

Ada Colau prefeita: ilusões e limites do governo do “bem comum”

18 de junho de 2015 05:30 | Nas principais capitais do Estado espanhol têm chegado ao governo novas candidaturas cidadãs. A nova prefeita de Barcelona, Ada Colau gera grandes expectativas. Sua ascenção mostra isso, mas também (...)

Santiago Lupe

ELEIÇÕES 24M

Estado Espanhol: Pontos-chave do 24M e a crise de representação

26 de maio de 2015 09:13 | Um ano atrás, o bipartidarismo espanhol sofria um revés histórico. As eleições europeias deixavam os dois principais partidos, o PP e o PSOE, com menos de 50% dos votos diante de mais de 80% obtidos (...)

Santiago Lupe

ELEIÇÕES ESTADO ESPANHOL

Andaluzia e os limites do efeito Podemos

24 de março de 2015 | O primeiro embate eleitoral do ano no Estado Espanhol deu vitória ao PSOE.

Santiago Lupe