×

CAXIAS DO SUL | Professores e funcionários do Cristóvão paralisam meio período com apoio dos estudantes.

terça-feira 1º de março de 2016 | 10:46

Conforme deliberação em assembleia de base feita no dia 25 deste mês com a presença de professores e funcionários da escola no dia de hoje a categoria aderiu à paralisação que ocorreu nesta segunda-feira (29).

Na assembleia do dia 25 a categoria decidiu por criar um comitê pela base e este organizou um panfleto com dinheiro recolhido entre a própria categoria que foi entregue e conversado com todos os estudantes da escola e comunidade escolar.

Sobre a paralisação e o dia de mobilização no Cristóvão, Jonathan Saldanha, do MRT, representante sindical da escola e membro do comitê pela base diz:

"na assembleia nós do MRT defendemos a implementação imediata do Piso Nacional aos professores, como também a criação do piso nacional dos funcionários de escola e sua implementação. Colocamos a necessidade de exigir que o 1º núcleo Cpers/Caxias atue para que ocorram em todas escolas da região assembleias de base e que as escolas possam deliberar à partir da base suas propostas de luta. Também colocamos a necessidade da incorporação ao quadro efetivo do estado dos trabalhadores em educação contratados e das trabalhadoras terceirizadas que encontram-se com os salários atrasados e a necessidade de combater fortemente a privatização da educação no estado."

A assembleia acabou deliberando os seguintes pontos: a escola é contra as privatizações e pela incorporação dos terceirizados ao quadro efetivo do estado; pela efetivação dos contratados após três anos; o chamamento dos concursados do último concurso que o governo ainda não chamou; que a comissão de mobilização surja a partir de cada local de trabalho e que o núcleo de Caxias atue por assembleias de base e faça eleições de representantes sindicais em cada local de trabalho nas escola que não tem; pela imediata implementação do piso e criação do piso nacional pra funcionários de escola e sua imediata implementação também.

As aulas ocorreram até o recreio em cada turno e após isso organizou-se nova assembleia de base por turno com a presença do comitê para que a categoria deliberasse suas pautas para serem levadas para o conselho regional do primeiro núcleo Cpers/Caxias que irá ocorrer amanhã. Da mesma forma a assembleia de base decidiu por criar uma página no Facebook do comitê para que possamos vincular nossas decisões e nossa mobilização, como também um mural na escola para informar a categoria.

Na saída dos alunos ocorreu uma mobilização dos secundaristas conforme relata o aluno Leonardo do 3º ano militante da Juventude ÀS RUAS:

"hoje na saída, nós estudantes trancamos a Júlio, levamos a faixa que fizemos (Dizia ’Professores e estudantes unidos contra os ataques de Dilma e Sartori à educação’. Quando o trânsito ficou muito grande um cara que se dizia do Ministério Público desceu do carro e ameaçou prender todo mundo, depois voltou e chamou a Brigada, quando chegaram lá disseram: ’é claro que vocês tem o direito de manifestar, mas se não sairem agora vai todo mundo preso’. Bem na hora chegou a RBS e eles não puderam fazer nada, continuamos lá e eles fizeram uma gravação para o Jornal do Almoço (veja aqui a matéria, lá pelo 1 minuto começam a falar de Caxias). Amanhã iremos nos reunir com o Grêmio pra exigir uma assembleia".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias