RACISMO

Comentarista diz que jogador negro é "burro e está na senzala"

Após expulsão de Marinho, atleta do Santos, o comentarista Fabio Benedetti dirigiu uma fala racista em relação ao jogador. Nas redes sociais Marinho respondeu: "Sou preto e orgulhoso de quem sou!"

sexta-feira 31 de julho| Edição do dia

Mais um caso de racismo no futebol. Dessa vez um jogador sofreu com o ataque dirigido não das arquibancadas, mas por um comentarista. Após a expulsão de Marinho, atleta do Santos em que o time foi derrotado, o comentarista foi perguntado o que teria a dizer aos jogadores santista em um suposto grupo de whatsapp que tem com eles, entre risadas Fabio Benedetti declarou que: "Eu vou falar assim: ’Você é burro, você está na senzala, você vai sair do grupo uma semana para pensar sobre o que você fez.’".

Após a fala racista, Benedetti pediu desculpas e telefonou diretamente para pedir perdão a Marinho pelas ofensas. Nas redes sociais, Marinhou postou uma declaração, declarando que: "Quero que você se retrate e que isso não se repita nunca mais, nem comigo nem com ninguém! Eu luto pela causa! Contra preconceito e qualquer outro tipo de descriminação seja ela racial ou não!"

"Sou preto e orgulhoso de quem sou! Ensinando minha filha como se deve andar e mostrar que é orgulho e não vergonha ser PRETO", completou Marinho

Ver essa foto no Instagram

O momento não é dos melhores! Essa foto mostra e minha filha alicia negra como EU, cabelo black ou trança, nada esconde quem somos, ser humano igual a qualquer outro, e ontem um rapaz aí após minha expulsão, acabou falando pra eu voltar pra senzala! Mandar amigos me chamar não prova pra mim que você é diferente, eu te perdoo e perdoei por mensagem no insta , porém o tom de deboche ao falar que eu tinha que ir pra senzala não pegou bem, tenho orgulho daminha cor, orgulho de onde vim, você é pai e ensine teus filhos a ser diferente de você em pensamento! Quero que você se retrate e que isso não se repita nunca mais, nem comigo nem com ninguém! Eu luto pela causa! Contra preconceito e qualquer outro tipo de descriminação seja ela racial ou não! Quer me julgar por atitude em campo?ok! Errei e estou aqui pra assumir, esse é apenas um desabafo de alguém que passou a noite toda chorando por um erro! Mais não significa que até minha Cor venha ser colocada em assunto! Sou preto e orgulhoso de quem sou! Ensinando minha filha como se deve andar e mostrar que é orgulho e não vergonha ser PRETO

Uma publicação compartilhada por ✞ 𝕸𝖆𝖗𝖎𝖓𝖍𝖔 ☬ (@marinhoofficial) em

Marinho deu uma lição na fala racista do comentarista. É comum os negros dizerem que "precisam ser duas vezes melhores" do que um branco na sua atividade, porque serão cobrados por sua competência e por sua cor. O futebol já deu diversas mostras disso, um jogador negro pode ser exaltado como herói, como craque, mas a cada erro os insultos e ataques racistas virão como parte da tentativa de inferiorizá-lo.

Outro esteriótipo racista da fala é o estigma de que atletas negros são burros, que reproduz a animalização dos negros como seres intelectualmente inferiores. Parte do motivo de que mesmo os negros serem parte significativa dos jogadores de futebol, serem uma porcentagem ínfima de técnicos e dirigentes esportivos.

A fala de Marinho reivindicando sua cor, mostra que em tempos em que luta antirracista percorre o mundo, os negros não irão baixar a cabeça para falas racistas como essas, que iremos explodir a senzala para a qual querem nos confinar, e que os herdeiros da casa grande não darão mais declarações estúpidas como essas impune.




Tópicos relacionados

Racismo   /    Futebol   /    [email protected]

Comentários

Comentar