Valéria Muller

DIA NACIONAL DE LUTAS

E os estudantes da UFRGS no dia nacional de lutas? Os professores do RS mostram o caminho

13 de setembro | Todos e todas ao ato na Esquina Democrática nesta quinta, às 18 horas! Todo apoio e solidariedade à greve dos professores e trabalhadores da educação contra (...)

Valéria Muller
Bruno Carsten

HISTÓRIA

Independência ou morte, o que expressa o 7 de setembro

7 de setembro | Para além da heroica imagem de D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga, entoando "Independência ou Morte!" com sua espada em punho, o que nos conta a história acerca do 7 de (...)

Valéria Muller

ELOGIO AO GOLPISMO

Lula demonstra gratidão ao golpista Renan Calheiros e a Sarney em visita ao nordeste

25 de agosto | Preparando a campanha eleitoral de 2018 no Nordeste, o ex-presidente Lula teceu elogios ao senador golpista Renan Calheiros (PMDB) e a José Sarney (PMDB) nesta sexta-feira (25) em Pernambuco. (...)

Valéria Muller

MBL

MBL quer cobrança de mensalidades nas universidades públicas

31 de julho | O Movimento Brasil Livre, ativo apoiador do golpe institucional e de estreitas relações com partidos de direita como o PSDB, lançou uma campanha para que sejam cobradas mensalidades nas (...)

Valéria Muller

PÃO E ROSAS

Feminismo e marxismo em debate com lançamentos do livro "Pão e Rosas" no RS

24 de julho | Na última quinta (20) e também no sábado (22) ocorreram mesas de debate sobre feminismo e marxismo em Porto Alegre e Caxias do Sul, com o lançamento da segunda edição do livro Pão e Rosas - Identidade (...)

Valéria Muller

INVERNO

Marchezan faz piada com o inverno enquanto morador de rua morre de frio em Porto Alegre

19 de julho | No último domingo, quando as temperatuas baixaram bruscamente em Porto Alegre, um morador de rua morreu de frio na capital gaúcha. Na mesma noite o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) fazia piada (...)

Valéria Muller

REFORMA TRABALHISTA

A grande farsa: a reforma trabalhista não servia para aumentar emprego?

18 de julho

Valéria Muller

PARTIDO JUDICIÁRIO

Provas e convicções, o que a justiça quer é ajudar um sistema melhor ainda para os patrões

12 de julho | Com a condenação de Lula, que serviu para abafar o ódio decorrente da aprovação da reforma trabalhista no Senado, o Poder Judiciário avança em arbitrariedade. Este tratamento dado ao ex-presidente (...)

Valéria Muller

JUSTIÇA DOS PATRÕES

No dia da condenação de Lula, Geddel é solto, justiça quer mais poder para atacar trabalhadores

12 de julho | Mais uma vez a justiça mostra suas diversas faces: nesta quarta (12), mesmo dia da condenação de Lula, o ex-ministro Geddel Vieira Lima foi liberado para cumprir prisão domiciliar no conforto de seu (...)

Valéria Muller

DENÚNCIA CONTRA TEMER

Quem é Sérgio Zveiter e o que diz o histórico do relator da denúncia contra Temer

5 de julho | O deputado federal Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) foi escolhido nesta terça (04) como relator da denúncia contra Temer na Câmara de Deputados. No seu histórico Zveiter tem doações de empresas investigadas na (...)

Valéria Muller

GREVE GERAL

Cadê o DCE da UFRGS que não está organizando a greve geral do dia 30?

23 de junho | A atual gestão do DCE da UFRGS (UJS, PT e independentes) se elegeu, em maio deste ano, perguntando "Cadê o DCE"? Frente à greve geral convocada para o dia 30 de junho, sem nenhuma iniciativa para (...)

Valéria Muller

OPINIÃO

A força dos milhões contrários a Temer e suas reformas é capaz de vencer

8 de junho

Valéria Muller

CALOTE

Campeã entre as caloteiras da Previdência, JBS deve R$ 2,39 bilhões

7 de junho | Enquanto o governo golpista e os parlamentares corruptos fazem de tudo para garantir que trabalhemos até morrer, a JBS, que já comprou 1829 políticos, deve R$2,39 bilhões para a (...)

Valéria Muller

RENÚNCIA

Contrariando expectativas do governo, Maria Silvia se demite do BNDES

26 de maio | A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, renunciou ao cargo nesta sexta (26). Em meio à crise política em que se afunda o governo, e (...)

Valéria Muller

FORÇA SINDICAL QUER GREVE DAQUI 15 DIAS

Força Sindical planeja atrasar greve geral, precisamos derrotar Temer e as Reformas já!

24 de maio | Paulinho da Força (SD-SP), afirmou nesta quarta (24) que as centrais sindicais devem se reunir ainda nesta semana para deliberar uma nova greve geral para daqui a 15 ou 20 dias. Porém, é necessário (...)

Valéria Muller

PODER JUDICIÁRIO

6 fatos para comprovar que o judiciário é inimigo dos trabalhadores e do povo

12 de maio | Mais uma vez a Lava Jato coloca o Poder Judiciário em posição de destaque no cenário político nacional. Cabe relembrar alguns momentos em que a justiça demonstrou que não é imparcial nem neutra, mas (...)

Valéria Muller

PRONUNCIAMENTO DE TEMER

Temer quer "paz e tranquilidade", nós queremos derrubar as reformas e o seu governo

10 de maio | Em pronunciamento nesta quarta (10), o presidente golpista fugiu do grande assunto da política nacional do dia, o depoimento de Lula à Lava Jato. Ele voltou a defender as reformas que destroem (...)

Valéria Muller

JUVENTUDE CONTRA TEMER

Façamos um novo junho contra Temer e as reformas! A juventude precisa tomar as ruas!

3 de maio

Valéria Muller

CONFLITOS PALACIANOS

Mais punição ao abuso de autoridade e a real ameça aos políticos e juízes

27 de abril | O Senado aprovou nesta quarta (26) a lei que aumenta a punição ao abuso de autoridade de agentes públicos, como juízes, promotores e policiais. O projeto de lei é amplamente criticado pelo judiciário, (...)

Valéria Muller

ELEIÇÕES DCE UFRGS

5 motivos para fechar com a chapa 5 para o DCE da UFRGS

22 de abril | A campanha eleitoral para Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul começou e membros do Esquerda Diário e da Faísca – Anticapitalista e Revolucionária compõem a (...)

Valéria Muller
Guilherme Kranz - estudante de sociais da UFRGS

O DIA DEPOIS DA LISTA DE FACHIN

Só a Reforma da Previdência pode nos tirar dessa lama, o real significado do discurso de Temer

12 de abril | Em meio à enxurrada de inquéritos da lista de Fachin-Janot, o clamor do presidente golpista Michel Temer ecoa nos jornais da burguesia: "Não paralisar a atividade legislativa!" Em outras palavras, (...)

Valéria Muller

PORTO ALEGRE

100 dias de Marchezan: "Um novo tempo" de ataques e precarização em Porto Alegre

12 de abril | Nelson Marchezan Jr. foi eleito prefeito de Porto Alegre sem a maioria dos votos nas urnas e com o velho discurso da mudança. O "novo tempo" do qual falava seu slogan da campanha eleitoral é um (...)

Valéria Muller

DIREITO DE GREVE

Em dia de paralisações e protestos, Temer tenta apressar ataque ao direito de greve

16 de março | Em pleno 15M, quando trabalhadores do Brasil todo paralisaram as atividades contra a Reforma da Previdência, senadores da base aliada de Temer tentaram acelerar a tramitação de um projeto que ataca (...)

Valéria Muller

FORA TROPAS BRASILEIRAS DO HAITI!

ONU e Brasil prometem desocupar o Haiti e já planejam militarizar outro país

13 de março | Após quase 13 anos da vergonhosa e violenta ocupação militar das tropas brasileiras e da ONU no Haiti, o Ministro da Defesa Raul Jungmann afirmou nesta segunda (13) que a "missão" estaria encerrada. (...)

Valéria Muller

Más publicaciones