SEMANACS 2019

Semana de Ciências Sociais da Unicamp acontecerá dos dias 26 ao 30 de agosto

Na próxima semana, dos dias 26 ao 30 de agosto, acontecerá no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, o IFCH, a SEMANACS 2019, Semana de Ciências Sociais, que nesta edição terá como tema: “Afaste de nós esse cale-se: as Ciências Sociais como prática de liberdade”.

quarta-feira 21 de agosto| Edição do dia

A Semanacs é organizada por estudantes da graduação em ciências sociais do IFCH e tem como objetivo promover mesa de debates, grupos de trabalho, minicursos, sobre os mais variados temas que permeiam o fazer do cientista social ligado à conjuntura política nacional.

No primeiro ano do governo Bolsonaro, frente a grandes ataques como é a Reforma da Previdência, o Future-se e todos cortes na educação que atingem em cheio às ciências sociais, além de toda perseguição ideológica às universidades, o tema da semanacs tem com objetivo debater o papel do cientista social diante de tamanhos desafios.

Conjuntura nacional, trabalho, prostituição, mídias independentes, cotas raciais, produção científica e tecnológica, pensamento crítico, educação, raça, gênero, sexualidade, direito à terra, são alguns dos temas que vão passar pela semana.

A Mesa de abertura, de nome “O país que não está no retrato: Justiça à Marielle Franco”, terá como bjetivo debater a conjuntura nacional frente ao governo Bolsonaro e os impactos para as relações raciais, indígenas e para os trabalhadores no Brasil. A mesa terá como convidadas: Carolina Cacau que é estudante da UERJ, professora, ex-candidata do MRT a vereadora pelo PSOL e colunista do Esquerda Diário, Lucilene Reginaldo, professora do Departamento de História do IFCH e atualmente professora da área de Estudos Africanos e Fabiane Medina, doutoranda em Ciência Política do IFCH e atualmente pesquisa sobre feminismo e mulheres indígenas.

Veja abaixo, toda a programação com as demais mesas, grupos de trabalhos e mini-cursos:




Tópicos relacionados

Campinas   /    Unicamp

Comentários

Comentar