×

Risco de aprovação | Na corda bamba, votação do cruel RRF de Zema na ALMG é adiada para amanhã, 12/12

Nem a base nem a oposição têm os votos para aprovar ou desaprovar o RRF de Zema na ALMG. Ambos apostam em esperar o adiamento dos prazos de discussão pelo STF, o que pode ser favorável ao governo. Nova reunião é convocada para amanhã na ALMG, mas não houve convocação da greve unificada do funcionalismo, que estava prevista, pelos sindicatos e centrais sindicais.

segunda-feira 11 de dezembro de 2023 | Edição do dia
Foto: Elizabete Guimarães

A reunião que ocorreu em plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais esta manhã adiou novamente a votação do Regime de Recuperação Fiscal do governador de extrema direita Romeu Zema. Outras duas reuniões que aconteceriam hoje foram canceladas, e o projeto volta à pauta amanhã, 12/12, às 14h.

Após a base do governo apostar no esvaziamento do plenário na última quinta feira, a reunião da manhã desta segunda expressou que o projeto está em corda bamba, com resultado incerto. Diante da apresentação de emendas pela oposição, a reunião foi cancelada. As expectativas estão em que o ministro do STF Kassio Nunes Marques aceite a proposta de adiamento do prazo de 20 de dezembro de 2023 para 31 de março de 2024 para que se retome o pagamento da dívida de MG com a União.

A estratégia parlamentar tem sido o centro das apostas dos principais sindicatos do funcionalismo mineiro. Na última paralisação unificada dos servidores ficou indicada uma greve das categorias para o dia em que o RRF fosse a plenário. Amanhã será a terceira vez que o projeto será discutido e pode ser votado, mas não houve nenhuma greve convocada.

Nós do Esquerda Diário apoiamos com toda força da luta do funcionalismo de MG contra Zema e estamos à disposição para que nossas páginas sejam usadas para denúncias e para a organização desde as bases em cada local de trabalho.

Veja também:

(Matéria em desenvolvimento, atualize sua página)




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias