Juan Chingo

Paris | @JuanChingoFT

ESTADOS UNIDOS

Renúncia de Michael Flynn: a primeira grande derrota de Trump

15 de fevereiro | A demissão de Michael Flynn como conselheiro de segurança nacional do presidente é o golpe mais duro que Donald Trump sofreu desde que assumiu.

Juan Chingo

ESTADOS UNIDOS

Presidente Trump: divisão da elite e dos mecanismos de poder

21 de janeiro | O novo presidente terá que lidar não apenas com a polarização e divisão das bases, como também com uma inédita e ácida divisão na cúpula do poder.

Juan Chingo

ANÁLISE INTERNACIONAL

Ligação para Taiwan: Trump põe a China em defensiva

7 de dezembro de 2016 | O presidente eleito dos Estados Unidos conversou na sexta passada com a presidenta de Taiwan, Tsai Ing-wen, uma ação que supõe a ruptura da política estadunidense para a Ásia, assim como do protocolo (...)

Juan Chingo

FRANÇA

Fim do reinado de Hollande e a ameaça de uma crise institucional

30 de novembro de 2016 | A crise de autoridade do presidente francês François Hollande adquire níveis inéditos na V República, ameaçando crise institucional.

Juan Chingo

FRANÇA

Sarkozy fica eliminado das prévias internas da direita francesa

21 de novembro de 2016 | Com uma massiva participação, se realizaram neste domingo as primarias da direita francesa (os Republicanos). Sarkozy foi derrotado. O ascenso de Fillon – que irá ao segundo turno com Juppé – é uma (...)

Juan Chingo

EUA

Presidência Trump: mescla explosiva de cautela geopolítica e agressividade econômica

15 de novembro de 2016 | Trump e a política exterior norte-americana: entre maior unilateralismo e equilíbrio de poderes no plano geopolítico; lançamento de uma ofensiva econômica contra a China, os países semicoloniais e (...)

Juan Chingo

CRISE DE LEGITIMIDADE EUA

Fortes tensões e divisões na classe dominante estadunidense

1º de novembro de 2016 | Há uma crise de legitimidade para o próximo mandante da Casa Branca

Juan Chingo

BLOQUEIO DE VENDA DE EMPRESA TECNOLÓGICA A CHINA

Giro protecionista da Alemanha contra Pequim

27 de outubro de 2016 | Em um movimento surpreendente, o governo alemão reabriu a revisão, depois de tê-la aprovado inicialmente, da venda de Aixtron à empresa chinesa Grand Chip Investment. Um gesto protecionista de enorme (...)

Juan Chingo

ANÁLISE

Tensões sem precedentes entre EUA e Rússia

14 de outubro de 2016 | A humilhação que a queda de Aleppo significaria para os Estados Unidos não descarta totalmente um enfrentamento, ainda que a um custo enorme. Uma perspectiva reacionária que enche de incertezas o (...)

Juan Chingo

ECONOMIA

A crise do Deutsche Bank e a guerra financeira mundial

6 de outubro de 2016 | A crise do Deutsche Bank mostra que as contradições que levaram a crise de 2007/8 não encerraram-se e se mesclam cada vez mais com as tensões geopolíticas entre as grande potências.

Juan Chingo

SÍRIA

A trégua na Síria em farrapos: Quem é o responsável de seu fracasso?

21 de setembro de 2016

Juan Chingo

DURO GOLPE NO DEUTSCHE BANK

Cresce o atrito entre os Estados Unidos e a Alemanha

20 de setembro de 2016 | Frequentemente ignorada frente a outros conflitos mais visíveis, a guerra financeira e comercial entre os EUA e a Alemanha fica mais e mais intensa. Um último golpe na fraca coordenação (...)

Juan Chingo

CORÉIA DO NORTE

A negativa diplomática de Washington radicaliza o programa nuclear norte-coreano

11 de setembro de 2016 | As pressões dos Estados Unidos para que a Coreia do Norte abandone seu programa nuclear tencionam a situação regional. O perigo da corrida armamentista volta a assombrar o sudeste asiático.

Juan Chingo

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL | ECONOMIA

Diante dos oito anos do começo da crise mundial

3 de agosto de 2016

Juan Chingo

BREXIT

Por trás do Brexit, a perda de influência britânica no mundo

2 de julho de 2016 | Embora o verdadeiro impacto sobre a UE e a OTAN continue desconhecido, é certo que a perda de influência britânica, ainda em menor medida, se acentuará.

Juan Chingo

LUTAS CONTRA A REFORMA TRABALHISTA NA FRANÇA

"E se a equipe de futebol da França fizesse greve?"

10 de junho de 2016 | Com esse título, um jornalista da patronal do jornal Les Echos mostra seu estranhamento e surpresa frente a extensão e duração do movimento contra a reforma trabalhista.

Juan Chingo

OPINIÃO

O retorno do movimento operário e a volta fantasmagórica de León Trotsky

5 de junho de 2016 | O movimento operário está de volta. Acreditando-se sua própria ideologia que intencionalmente torna os trabalhadores invisíveis, a burguesia e os meios de comunicação olham os retornos das greves, dos (...)

Juan Chingo

INTERNACIONAL

França: O retorno do movimento operário

4 de junho de 2016 | Após 2 meses e meio com a juventude universitária e secundarista na cabeça das mobilizações, as últimas semanas expressam um forte retorno do movimento operário com greves e piquetes.

Juan Chingo

FRANÇA - GREVE EM MASSA NAS REFINARIAS E PORTOS

Uma dinâmica grevista à la 1995, com os petroleiros na vanguarda

26 de maio de 2016 | 1995 foi a grande ação da classe operária francesa que fez um governo de direita retroceder. O movimento atual, o primeiro massivo contra um governo de “esquerda”, com a entrada dos petroleiros em (...)

Juan Chingo

OPINIÃO

França, o atual movimento social e um eventual governo da direita

18 de maio de 2016 | Na França avança a luta de classes. Burguesia, governo e trabalhadores constroem suas alternativas

Juan Chingo

FRANÇA

’Com Nuit Debout o Islã radical desaparece e o inimigo volta a ser o capitalismo’

5 de maio de 2016 | Há sintomas de que algo está começando a mudar depois de seis anos de retrocesso social na França. O enfrentamento social com o governo “socialista” de Hollande e o ódio à polícia.

Juan Chingo

FRANÇA

Reforçar o “poder cidadão” ou assumir a luta de classes?

3 de maio de 2016 | O processo de mobilização contra a lei El Khomri desde o principio de março fez emergir três atores, os centros de gravidade que até agora não estão conseguindo convergir concretamente e otimizar suas (...)

Juan Chingo
Emmanuel Barot

LEI KHOMRI

França: apesar das manobras governamentais, a juventude segue na rua

19 de março de 2016 03:06 | Novamente milhares de jovens universitários e secundaristas gritaram que “nossa vida vale mais que isso” e se mobilizaram em milhares na França contra a reforma trabalhista de Hollande.

Juan Chingo

FRANÇA

Hollande tenta evitar a unidade entre estudantes e trabalhadores

11 de março de 2016 00:00 | A jornada do dia 9 de março foi bem-sucedida, com milhares de trabalhadores e jovens participando dos bloqueios desde as primeiras horas da manhã, saindo às ruas e fazendo assembleias gerais.

Juan Chingo

Mais publicações