×

INCÊNDIO EM SP | Incêndio destrói parte do acervo da Cinemateca Brasileira

Na madrugada desta quarta-feira um incêndio atingiu o depósito da Cinemateca Brasileira, localizada em São Paulo, destruindo parte de seu acervo cinematográfico.

quarta-feira 3 de fevereiro de 2016 | 12:52

A Cinemateca Brasileira fica localizada na Vila Clementino, em São Paulo. Ela possui cerca de 200 mil rolos de filme, o maior acervo da América Latina. Nessa madrugada, uma parte deles ainda não divulgada foi consumida por um incêndio, que antes do amanhecer já havia sido contido pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com os bombeiros, o fogo foi provocado por autocombustão dos próprios filmes, causado pelo nitrato de celulose presente em filmes antigos.

O capitão Marcos de Mattos afirmou que o depósito onde ocorreu o incêndio possui quatro câmaras de 20 metros quadrados, e que apenas uma delas foi atingida pelo fogo. Contudo, na câmara atingida são guardadas as matrizes, ou seja, os originais dos filmes. Segundo postagem no Facebook do secretário executivo do Ministério da Cultura, João Brant, muitos filmes foram destruídos, mas todos eles possuem cópias. Ele também afirmou que ainda ontem foram assinados dois contratos para a reestruturação da Cinemateca.

A Cinemateca é uma fundação financiada por uma parceria com o poder público, com o propósito não apenas de reunir e exibir seu acervo a preços populares, mas também, desde 1979, possui um centro de operações dedicado a pesquisar e documentar questões relacionadas ao cinema, e possui um arquivo extenso de documentos, cartazes, fotografias, livros, revistas e roteiros originais. O incêndio na Cinemateca ocorre apenas um mês depois do que destruiu o Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo.


Temas

Cinema    Cultura



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias