Sociedade

PASSE LIVRE

Desvirtuamento é a prefeitura Dória, devolvam o passe livre da juventude

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED

segunda-feira 10 de julho| Edição do dia

A última medida da Prefeitura de João Dória, do PSDB, para "reduzir gastos" foi o corte do Passe Livre Estudantil, que garante desconto para os estudantes. A prefeitura diz que havia um "desvirtuamento" do uso do Passe Livre, que os estudantes estariam usando "para outras coisas".

Como assim? E o lazer, e a cultura? E o esporte? E o trabalho? O que eles chamam de desvirtuamento, é a própria vida da juventude, que já tem pouco acesso a cultura e ao lazer, quando não é diretamente reprimida pela polícia em seus espaços.

Agora o Passe Livre ficou restrito a 2 viagens, com integração, mas buscando cortar a possibilidade da juventude ter direito a vida. O que eles estão dizendo é que a vida da juventude vale menos que o lucro das empresas de transporte. Não podemos aceitar isso.

Como surgiu nas grandes jornadas de junho de 2013, o transporte é um direito e preciso ser público e gratuito. Para isso, precisamos impor o não pagamento da dívida pública pra que este dinheiro seja destinado aos serviços públicos, como o transporte, garantindo passe livre de fato e estatizando todo o transporte sob controle dos trabalhadores em aliança com os usuários.

Pelo direito da juventude ao lazer, à cultura e ao futuro!




Tópicos relacionados

João Doria   /    Sociedade   /    São Paulo (capital)   /    Juventude

Comentários

Comentar