Negr@s

21 DIAS CONTRA O RACISMO SP

COMEÇA HOJE!!! 21 DIAS CONTRA O RACISMO EM SÃO PAULO

sexta-feira 10 de março| Edição do dia

Há 57 anos atrás ocorria na África do Sul, durante o regime do Apartheid , o que ficaria conhecido como “O Massacre de Shaperville”, que era um ato pacífico contra a “Lei do Passe”, que impunha aos cidadãos negros da África do Sul, o porte de um passaporte para poder ter acesso às regiões centrais das cidades, estando assim presos aos bairros periféricos caso não tivessem autorização para trabalhar nas regiões centrais, nas quais moravam a parcela rica e branca do país. A situação precipitou um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria negra dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

No dia 21 de março de 1960, milhares de manifestantes caminhavam passivamente quando, sem nenhum aviso, a polícia decidiu abrir fogo contra os manifestantes. Isso resultou em 69 mortos e mais de 180 feridos. O mesmo ocorreu em Langa, na periferia da Cidade do Cabo, onde houve mais 3 mortos e 26 feridos. Como forma de lembrar este dia, foi instituído o “Dia internacional Contra a Discriminação Racial”.{{}}

Começa hoje em São Paulo uma jornada de 21 dias de ações que se colocam contra o racismo, com o objetivo de marcar neste mês iniciativas de atividades que questionem e desmascarem o racismo que nós negros vivemos cotidianamente. A iniciativa desta jornada surge no Rio de Janeiro, em que diversas entidades do movimento negro e do da esquerda carioca se reuniram para desenvolver um calendário em comum de atividades com que tivessem o mesmo objetivo, contribuir para a criação de uma força coletiva ao redor da luta dos negros contra a estrutura racista em que vivemos.

Esta iniciativa esta agora sendo trazida para São Paulo com o mesmo intuito, para que aqui possamos criar espaços de convergência entre os mais diversos lutadores e organizações que se dedicam a lutar contra o racismo em suas mais diversas formas. Para isso foi criada esta JORNADA DE LUTA CONTRA O RACISMO E O CAPITALISMO, que lançou este manifesto, no qual encontramos a programação de atividades que irão compor a jornada, organizada pelas entidades que assinam o manifesto e por outras que se solidarizam com a ideia.

Haverá ainda no dia 21 de Março um grande ato para marcar o dia Internacional da Luta contra o Racismo, que ocorrerá no mesmo dia do inicio da votação da Reforma da Previdência, que irá impactar diretamente a todos nós negros. Por isso lutar contra o racismo também deve ir na direção de lutar contra o capitalismo, que utiliza das vidas negras para explorar a todos nós cada vez mais.

Detalhes sobre a programação podem ser encontrados no link do evento https://www.facebook.com/events/739503896219728/

Participe você também dessa iniciativa e organize neste mês alguma atividade contra o racismo você também!!!

#21DiasContraoRacismoSP




Tópicos relacionados

Racismo   /    Negr@s

Comentários

Comentar