Negr@s

VIOLÊNCIA

Brutal assassinato de jovem por segurança do Habib’s

No último dia 26, no Habib's do Vila Nova Cachoeirinha um garoto de 13 anos foi morto ao levar um soco de um segurança.

terça-feira 28 de fevereiro| Edição do dia

Fotos via Facebook de Lilian Santos

Está circulando nas redes sociais um escândalo frente a indignação gerada pela atitude de um segurança do Habib’s da Vila Nova Cachoeirinha. João Victor de 13 anos, que estava pedindo comida a pessoas na fila de espera, foi morto com um soco pelo segurança.

A criança foi retirada a força pelo segurança, que deu um soco tão forte no rosto dele que o matou instantaneamente, de acordo com relatos de pessoas que estavam no local. Testemunhas ficaram indignadas, tentaram salvar o menino, chamaram a ambulância, mas já era tarde demais, a força desmedida e a ação truculenta do segurança mataram a criança que pedia comida.

Muitos seguranças são policiais que trabalham nos dias de folga e reproduzem o caráter racista da polícia. Em linhas gerais, os serviços de segurança privada odeiam os negros e são educados e instruídos a desconfiar, atacar e em muitos casos diretamente matar.

A família clama por justiça

Na tarde do dia 27, enquanto a família esperava pelo corpo que ainda estava no IML, houve uma manifestação em frente ao Habib’s exigindo justiça frente a morte de João Victor.

Esse menino não é só mais um caso, mas sim uma mostra do racismo estrutural desse país que mata jovens negros de fome e de violência sistemática.

A mídia esconde esse tipo de fato, pois casos como esse ainda que absurdos, são mais “comuns” do que o imaginado. A mídia burguesa compactua e se cala frente ao racismo cotidiano que se expressa de distintas maneiras.




Tópicos relacionados

São Paulo   /    Negr@s

Comentários

Comentar