Teoria

IX COLÓQUIO INTERNACIONAL MARX ENGELS

“Arte da estratégia e revolução socialista no século XXI” será mesa do IX Colóquio Marx Engels na Unicamp

quinta-feira 12 de julho| Edição do dia

Nos dias 17 a 20 de Julho, ocorrerá o IX Colóquio Internacional Marx Engels no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O evento terá, no dia 20, a mesa redonda “Arte da estratégia e revolução socialista no século XXI”, às 14h, no Auditório II, expressando as reflexões presentes na elaboração “Estratégia socialista e arte militar” das Edições IPS da Argentina, com a presença de Matías Maiello, co-autor do livro.

(Matías Maiello)

A mesa contará com a participação de Matías Maiello, co-autor do livro “Estratégia socialista e arte militar” (junto a Emilio Albamonte), e dirigente do PTS na Argentina, assim como com Iuri Tonelo, doutorando do IFCH e editor da revista Ideias de Esquerda, Gonzalo Rojas, professor da UFCG e idealizador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Luta de Classes na América Latina, e Simone Ishibashi, doutoranda da UFRJ em Economia Política Internacional e também editora da revista Ideias de Esquerda.

O livro combina a análise dos principais debates de estratégia que atravessaram o marxismo do século XX, desde Lenin, Trotsky, Gramsci, Rosa Luxemburgo e Kautsky, até Che Guevara, Mao Tse-Tung, Mandel e Isaac Deutscher, com uma apropriação crítica dos conceitos da estratégia militar em torno da obra clássica do general prussiano da guerra Carl von Clausewitz e autores como Hans Delbrück e Raymond Aron. Os autores indagam sobre temáticas como hegemonia, frente única, insurreição e guerra civil, em contraponto a contemporâneos como Perry Anderson, Peter Thomas, Lars Lih, Frosini, Foucault e Agamben.

(Gonzalo Rojas)

A partir disso, no décimo ano da crise capitalista e a um ano do centenário da Revolução Russa, a mesa buscará responder às principais questões que permeiam o marxismo no século XXI, tirando lições das experiências históricas da esquerda internacional e trazendo o debate de estratégia para o centro, como parte dos desafios de se pensar a construção de uma saída revolucionária hoje.

(Simone Ishibashi)

(Iuri Tonelo)




Tópicos relacionados

Estratégia Socialista e Arte Militar   /    Unicamp   /    Marxismo   /    Teoria

Comentários

Comentar