×

Terceirização | Terceirizados da construção da UFRN paralisam contra atraso do VA e VT e por café da manhã digno

Os trabalhadores terceirizados da empresa D&L, que presta serviços na UFRN, estão paralisados hoje (1), cobrando o pagamento do Vale Alimentação e do Vale Transporte atrasados. Além disso, exigem que o valor de R$7,00 do café da manhã seja depositado diretamente para eles, já que a alimentação oferecida pela empresa é de péssima qualidade.

segunda-feira 1º de abril | Edição do dia

Os trabalhadores relatam que a empresa oferece muitas vezes leite e cuscuz estragados, outras apenas um pão seco, entre outros absurdos, demonstrando um verdadeiro descaso da empresa e também da reitoria com esses trabalhadores.

Na manhã dessa segunda-feira, os trabalhadores do canteiro se organizaram e boicotaram coletivamente o café da manhã, e decidiram pela paralisação das atividades do dia de hoje, com nova reunião dos trabalhadores para amanhã de manhã. Porque além do café da manhã de má qualidade, estão tendo que tirar do próprio bolso o transporte e o almoço.

O próprio Vale Alimentação já é bastante defasado, levando a situação de que os trabalhadores levam quentinha para comer no trabalho. Mas até isso a empresa e a universidade trata com total descaso, não oferecendo local adequado para armazenar a comida, como geladeira, e os trabalhadores são obrigados a improvisar chocadeiras, usando lâmpada incandescente em uma caixa, para manter a comida quente. Uma situação que acarreta em contaminação do seu almoço, além de perigo de choque elétrico e da lâmpada estourar.

Essa e outras situações de precariedade dos trabalhadores do canteiro vem sendo revelada desde que esses trabalhadores realizaram paralisações muito fortes no ano passado e esse ano contra o atraso do pagamento das empresas, e pelo reajuste dos salários. Vem demonstrando o papel da reitoria que, em uma universidade dita de excelência, se sustenta em cima de trabalho semi-escravo. Por isso achamos fundamental cercar de apoio essa paralisação legítima, chamando todo apoio dos estudantes, professores e dos servidores da UFRN a essa luta.

Inclusive nesse momento em que os servidores técnico-administrativos da UFRN estão em greve contra o arrocho salarial promovido pelo governo Lula-Alckmin, como parte da implementação do arcabouço fiscal. Para enfrentar os cortes na educação aprofundados por Temer e Bolsonaro, e que estão sendo mantidos pelo atual governo, é muito importante a unidade da luta dos trabalhadores e dos estudantes, para enfrentar a política de ajuste e precarização das universidades e do trabalho.

Todo apoio à paralisação dos terceirizados da D&L!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias