Teoria

LANÇAMENTO LIVRO ROSA LUXEMBURGO

Rosa Luxemburgo na UFRGS: lançamento da biografia da maior revolucionária da história

Rosa Luxemburgo - Pensamento e Ação é o mais novo livro publicado em parceria pelas editoras Boitempo e Iskra e terá seu lançamento na Ufrgs nesta quarta-feira, 17 de abril, no auditório Pantheon do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) às 18h.

domingo 14 de abril| Edição do dia

Rosa Luxemburgo - Pensamento e Ação é o mais novo livro publicado em parceria pelas editoras Boitempo e Iskra e terá seu lançamento na Ufrgs nesta quarta-feira, 17 de abril, no auditório Pantheon do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) às 18h. Uma iniciativa do Esquerda diário, do grupo de mulheres Pão e Rosas, da Faísca - Anticapitalista e Revolucionária e do MRT. Junto ao lançamento ocorrerá um debate sobre o legado teórico e político da Rosa, com a participação de Simone Ishibashi, editora da revista Ideias de Esquerda e doutoranda em Economia Política Internacional pela UFRJ.

Rosa Luxemburgo foi a maior mulher revolucionária da história, seu legado, luta teórica e política dizem respeito a defesa da classe trabalhadora, dos negros, das mulheres e de todos os povos oprimidos que são esmagados diariamente pelo capitalismo. Rosa Luxemburgo foi assassinada aos 47 anos, no marco da insurreição dos Conselhos operários, um enorme processo de levante operário após a 1° Guerra Mundial, na Alemanha, sob a repressão de um governo social-democrata. Seu antigo partido, que largou após um longo processo de burocratização e adaptação a ordem burguesa, a assassinou de forma brutal. Sua convicção e força revolucionária ameaçavam os traidores da revolução.

A Boitempo e Edições Iskra lançam uma biografia inédita de Rosa Luxemburgo em português no centenário de seu assassinato. A obra de Paul Frölich analisa suas mais importantes obras, retratando cada uma das batalhas que de em defesa do marxismo e do socialismo em oposição à barbárie capitalista.

A chegada de sua biografia ao Brasil, em português, vai de encontro à necessidade das novas gerações de se apropriarem da vida e obra de Rosa como inspiração aos desafios que se colocam no Brasil governado por Bolsonaro e marcado por profundos ataques, frente ao qual distintas saídas estão em debate. O pensamento de Rosa Luxemburgo está a serviço dessa luta.




Tópicos relacionados

Rosa Luxemburgo   /    UFRGS   /    Porto Alegre   /    Teoria

Comentários

Comentar