×

ARTE CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL | Oscar 2016: Lady Gaga emociona com apresentação denunciando violência sexual

Odete AssisMestranda em Literatura Brasileira na UFMG

terça-feira 1º de março de 2016 | 00:30

A premiação do Oscar 2016 aconteceu no último domingo, 28 de fevereiro, em meio às polêmicas com o fato de nenhum ator ou atriz negro ter sido indicado para a premiação, conforme analisamos aqui. Mas outro fato que chamou a atenção foi a apresentação da cantora Lady Gaga, que emocionou a todos ao levar para o palco diversas mulheres vítimas de violência sexual.

A cantora foi aplaudida de pé durante a apresentação da música "Til It Happens To You", parte do documentário "The Hunting Ground" e indicada ao prêmio de melhor canção original. Reunindo no palco mulheres vítimas de violência sexual, a quem dedica a música, que tinha escritas em seus corpos frases como "A culpa não é sua" e “Sobrevivente”, num dos momentos mais emocionantes da cerimônia. No clipe da canção, lançada em setembro, são retratadas cenas de abuso nas universidades norte-americanas e parte dos direitos autorais foram revertidos para associações que assistem vítimas de estupro.

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, antes de anunciar a entrada de Gaga, falou sobre o tema e citou medidas que o governo tem tomado contra o problema, numa tentativa de apresentar seu governo como defensor dos direitos das mulheres num ano de eleições presidenciais. Contudo, as políticas do governo se mostram insuficientes quando analisamos os altíssimos índices de violências a que as mulheres estão submetidas e como a política imperialista norte americana é responsável por manter a opressão de milhares de mulheres mundo a fora.

O show foi dedicado a cantora Ke$ha, que perdeu na Justiça um processo que movia contra seu produtor, a quem acusa de abuso. "Estarei pensando em você nesta noite. Isso não irá acabar até que fiquemos ao seu lado e você seja livre para viver feliz. Todos merecem isso", escreveu a cantora. Em seu Twitter, Kesha agradeceu Gaga pela apresentação durante a cerimônia do Oscar.

Novamente a cantora escancara a cultura do estupro e da violência de gênero, dessa vez na maior premiação do cinema mundial. Emocionando e indignando milhares de pessoas pelo mundo, desnaturalizando o machismo e a violência do sistema. A apresentação de Gaga, pautando um tema tão delicado, é importante porque ajuda a que milhares de mulheres vítimas de violência não se sintam sozinhas para superar a dor de terem seus corpos violentados e desrespeitados. Fortalecendo dessa forma uma luta que deve se dar todos os dias, nas escolas, nas universidades, nos locais de trabalho e nas ruas, uma luta das mulheres de todo o mundo e da classe trabalhadora de conjunto contra a violência sexual e toda forma de opressão, que servem como base de sustentação da sociedade capitalista.

Vejam apresentação de Lady Gaga no Oscar 2016:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias