×

Eleições 2022 | Nova pesquisa da Datafolha mostra avanço de Bolsonaro e liderança de Lula

A intenção de voto para Bolsonaro chega a 26% e a 43% para Lula, enquanto Moro e Ciro ficam atrás com 8% e 6%.

sexta-feira 25 de março | Edição do dia

Imagem: Marcos Corrêa/PR

Segundo a última pesquisa da Datafolha, feita com 2.556 eleitores em 181 cidades na terça (22) e quarta-feira (23), Bolsonaro chegou a 26% de intenção de voto, atrás de Lula com 43%. Em seguida vem Moro com 8% e Ciro Gomes com 6%.

Bolsonaro ganhou cinco pontos na intenção espontânea de voto (18% para 23%) e Lula oscilou de 32% para 30%. A rejeição de Bolsonaro está em 55%.

Em relação à pesquisa anterior, feita de 13 a 16 de dezembro de 2021, tanto Lula quanto Bolsonaro avançaram: em dezembro, Lula oscilava entre 47% e 48%, e Bolsonaro entre 21% e 22%.

Bolsonaro segue com eleitorado padrão, tendo melhores desempenhos no Sul e no Norte/Centro-Oeste e recuperou espaço entre os evangélicos. Avança nas pesquisas com as medidas como o Auxílio Brasil, que aplica com objetivo de aumentar seu eleitorado e que é insuficiente frente à situação de inflação e aprofundamento da crise com as reformas e privatizações, como de setores da Petrobras, bem como sua política de preços que visa o lucro, e que pesam mais no bolso da maioria da população, que sofre com o aumento dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis, pressionados ainda mais pela guerra na Ucrânia.

Lula tem 55% de intenção de votos no Nordeste, região onde mora 26% dos brasileiros, e lidera entre os menos escolarizados (55%) e os jovens (51%). O ex-presidente segue com a mesma política de conciliação de classes, se aliando com os golpistas e ajustadores, como ilustra sua chapa com Alckmin, e sem pretensões de revogar as reformas que degradam as condições de vida da classe trabalhadora e população pobre.

Veja também: Unificar as lutas em curso para derrotar os ataques de Bolsonaro sem ilusão nas eleições




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias